domingo, 19 de setembro de 2010

A TV BRASILEIRA FEZ 60 ANOS NESSE MÊS DE SETEMBRO DE 2010

A TELEVISÃO BRASILEIRA


FEZ 60 ANOS NESSE MÊS


DE SETEMBRO DE 2010

Quantas vezes torcemos pelos protagonistas de novelas e nos emocionamos com os beijos, reencontros e casamentos? Quantas vezes os apresentadores nos fizeram chorar homenageando artistas em seus programas de auditório? Quantas vezes sofremos com os integrantes de uma tragédia por ver os dramas deles ao vivo? Essa é a TV que faz aniversário: a nossa TV brasileira. Motivo de orgulho nacional, conhecida e aplaudida em vários cantos do mundo. Essa é a TV que comemora, hoje, 60 anos de lutas, crises, realizações. Essa é a TV que criou mitos entre apresentadores, atores, desportistas, diretores. Essa é a TV que , mesmo não sendo perfeita ( posto que nada na Terra é ), nos faz sentir o calor de sua presença em nossos lares, ainda que seu conteúdo saia de uma máquina.

Temos muitos motivos para comemorar, soltar fogos mesmo, ainda que tenhamos olhar crítico e esperemos por muito mais. O abraço que temos guardado para esse aniversário vai também para técnicos diversos que vivem nos bastidores, muitos anônimos, mas que também são responsáveis por nos trazer as imagens de informação, lazer, ensino e entretenimento.

Como esse é o último capítulo dessa saga de 31 semanas falando sobre a trajetória da TV, vamos recorrer a um clichê das novelas, que coloca os casamentos no capítulo final. Vamos falar de um casamento que vem dando certo, apesar da enorme diferença de idade das partes: o casamento entre a TV brasileira e o site TV Audiência. A TV faz 60 anos em 18 de setembro e o site fez 1 ano em 31 de julho. Uma criança diante de um senhora no começo da terceira idade. Por sermos a criança que engatinha e traz o frescor da novidade, temos a obrigação da seriedade e do respeito ao meio sobre o qual escolhemos falar. E isso tem sido o nosso segredo; o segredo que nos fará ter também uma grande longevidade.

Em nome de todos os integrantes do site e nossos leitores, aplaudo a TV brasileira pelo conjunto da obra e por nos permitir tê-la escolhido como tema de nosso cotidiano.

===============








TV TUPI : A Pioneira




Dezoito de setembro de 1950. É inaugurada a PRF-3 TV TUPI de São Paulo, primeira emissora de televisão do Brasil e de toda a América Latina.

Uma iniciativa pioneira do seu fundador, o jornalista paraibano Francisco de Assis Chateaubriand, o Chatô.


Assis Chateaubriand
Padrão de ajuste da TV TUPI

Ao fim da II Guerra Mundial, os Estados Unidos estão em franca expansão industrial. Tornam-se exportadores de tecnologia, inclusive no campo das telecomunicações. É lá que o jornalista Assis Chateaubriand vai comprar os equipamentos para incorporar a televisão ao seu império de jornais e emissoras de rádio.

Muitos previam um futuro elitista para o novo meio de comunicação. Mas o grande desenvolvimento urbano e industrial de São Paulo e, em menor escala, de outras regiões brasileiras, permitiu uma rápida absorção da novidade eletrônica. Chatô estava certo.


A TV brasileira nasceu do rádio. Enquanto a TV engatinha, o rádio reina absoluto nos lares brasileiros. Novelas e programas de auditório cativam milhões de ouvintes. Depois de poucos meses de treinamento, alguns radialistas escolhidos por Chatô lançam-se à aventura de fazer TV. Os estúdios são pequenos, o equipamento é precário. Faltam condições, mas sobram dedicação, espírito de equipe e capacidade de improvisação.

A TV TUPI dos primeiros anos é uma verdadeira escola. Aprende-se a fazer TV , fazendo. Ao vivo. Aos poucos, os programas ganham forma: o primeiro telejornal... a primeira novela.

Considerado artisticamente importante até hoje, o programa TV DE VANGUARDA revela a primeira geração de atores, atrizes e diretores. Grandes nomes do teatro acabam seduzidos pela televisão. Montam-se peças como Hamlet, de Shakespeare, e Crime e Castigo, de Dostoievsky. Alguns programas dos primeiros tempos da TV TUPI tornam-se campeões de audiência e permanência no ar.

Alô Doçura... Sítio do Picapau Amarelo... O Céu é o Limite... Clube dos Artistas, que existiu de 1952 a 1980... E o famoso telejornal "O Repórter Esso" , 18 anos no ar. Alguns programas acontecem por acaso. Durante uma visita do líder cubano Fidel Castro ao Brasil, o repórter Carlos Spera consegue levá-lo à TV TUPI. Às pressas, improvisa-se uma equipe para sabatiná-lo. Vai ao ar uma "entrevista coletiva".

Se durante a primeira década a TUPI foi a líder absoluta, nos anos 60 as emissoras concorrentes aprimoram sua programação para esquentar a luta pela audiência.
Em 1968, a novela "Beto Rockfeller", de Bráulio Pedroso, revoluciona a linguagem da televisão. A partir da figura de um anti-herói, surge um novo estilo de interpretação, mais natural. A TV TUPI revela mais uma geração de talentos. O prestígio da pioneira parece inabalável.

A morte de Assis Chateaubriand, em 1968, no entanto, marca o início de uma crise longa e sem solução. Abalada por problemas financeiros, mal administrada, sem investimentos, a TV TUPI perde qualidade e audiência.

As emissoras concorrentes vão ocupando os espaços vazios deixados pela pioneira. Ano após ano, a crise se aprofunda. No fim dos anos 70 a situação é incontrolável. Os salários estão atrasados. Há dívidas astronômicas junto à Previdência Social. Proliferam escândalos financeiros.

Cena de edição mostra o último



logotipo da emissora - 1979


Dezessete de julho de 1980. Pouco antes de completar 30 anos no ar, a TV TUPI tem sua concessão cassada pelo governo federal. Agentes do Dentel retiram o cristal dos transmissores, lacrando a emissora. O governo militar prefere a cassação a entregar o canal a uma cooperativa de funcionários. Permanece, entretanto, um acervo de duzentos mil rolos de filmes, 6.100 fitas de videotape e textos de telejornais que contam 30 anos de muitas histórias do Brasil e do mundo.

==============

Infarto mata Darney Lampert



Darney se destacava por suas composições

O rock montenegrino perdeu seu precursor na noite de terça-feira. O músico e professor Darney Lampert faleceu em consequência de um infarto fulminante, com 64 anos. Em 2006, ele já havia sofrido um infarto. Darney estava em casa na hora do mau súbito.

Darney foi professor de Português, Inglês e Literatura e ficou conhecido por seu talento artístico. Aprendeu tudo com seu pai, que também era músico. Ele começou a tocar piano e violão aos 12 anos. Mas a paixão pelo rock veio mesmo quando, em um de seus aniversários, ganhou o CD de Elvis Presley. O músico também teve um programa musical "Darney Canta", na TV Piratini, canal 5, hoje SBT, do qual participavam os melhores cantores de Porto Alegre. Além de integrar o conjunto "2001", grupo musical que marcou época na região, ainda tem mais de 100 composições, arrebatando vários prêmios em festivais.

O montenegrino foi sepultado ontem e deixou três filhos e a esposa. "Ele tinha defeitos, como todo mundo, mas se destacava por ser uma pessoa amável e compreensiva", relata o filho que leva o mesmo nome do pai, Darney Lampert. Ele observa que o material e as músicas de Darney ficarão sempre na memória da família.

FONTE: http://www.jornalibia.com.br/index.php

POR: William Szulczewski


==

===============







Nenhum comentário: