sábado, 11 de setembro de 2010

JOHN WAYNE

Biografia de John Wayne

Data de Nascimento: 26 de maio 1907, Winterset , Iowa, EUA

Data de Morte: 11 junho 1979, Los Angeles , Califórnia, EUA (pulmão e câncer de estômago )

Nome de nascimento: Marion Morrison Robert

Nickname: Duke - JW ( apelido de família )

Altura: 6 ' 4 " (1,93 m)


Mini Biografia

John Wayne (nascido Marion Morrison) era filho do farmacêutico Clyde Morrison e sua esposa Maria. Clyde desenvolvido uma doença pulmonar que o obrigou a deslocar a sua família de Iowa para o clima mais quente do sul da Califórnia , onde eles tentaram pecuária no deserto de Mojave . Até que o rancho não , Marion e seu irmão mais novo Morrison E. nadava em uma vala de irrigação e montava um cavalo para a escola. Quando a fazenda não , a família mudou-se para Glendale , Califórnia, onde Marion entregues medicamentos para seu pai, jornais vendeu e tinha um cão Airedale chamado "Duke" ( a fonte de seu próprio apelido ). Ele se saiu bem na escola, tanto academicamente quanto no futebol. Quando ele quase chegou a admissão de Annapolis foi a USC com uma bolsa de futebol 1925-7 . Mix arranjou-lhe um emprego de verão como um adereço do homem em troca de bilhetes de futebol. No set , ele se tornou amigo íntimo com o diretor John Ford para quem, entre outros, ele começou a fazer pequenos papéis , alguns faturado como John Wayne. Seu primeiro filme apresentado foi Homens sem mulheres (1930). Depois de mais de 70 westerns de baixo orçamento e aventuras , principalmente de rotina , a carreira de Wayne foi preso em um barranco até a Ford lançou- nos Diligência (1939) , o filme que fez dele uma estrela . Ele apareceu em quase 250 filmes , muitos de proporções épicas. De 1942-1943 , ele estava em uma série de rádio, "As Três Folhas ao Vento ", e em 1944 ele ajudou a fundar a Motion Picture Alliance for the Preservation of American Ideals , uma organização política de direita , tornando-se posteriormente o seu Presidente . Sua posição política conservadora também se refletiu no A Alamo (1960), que ele produziu , dirigiu e estrelou pol Sua postura patriótica foi consagrado no Os Boinas Verdes (1968) que ele co- dirigiu e estrelou polegadas longo dos anos, Wayne foi cheia de problemas de saúde. Em setembro de 1964 ele teve um de pulmão câncer esquerdo retirado; março 1978 houve cirurgia cardíaca de substituição da válvula , e em janeiro de 1979 seu estômago foi removido. Ele recebeu Melhor a nomeação Ator por Sands of Iwo Jima (1949) e finalmente o Oscar por seu papel como um olho Galo Cogburn no True Grit (1969). A do Congresso Medalha de Ouro foi atingido em sua honra em 1979. Ele talvez seja mais lembrado por suas peças na trilogia de Ford da cavalaria - Forte Apache (1948), Ela usava uma fita amarela (1949) e Rio Grande (1950).

IMDb Biography Mini Por: Ed Stephan


Cônjuge:

Pilar Wayne (01 de novembro 1954 - 11 junho 1979) ( de sua morte ) 3 crianças

Esperanza Baur (17 de janeiro 1946 - 01 de novembro 1954) ( divorciados)

Josephine Alicia Saenz (24 de junho 1933 - 25 de dezembro 1945) ( divorciados) 4 crianças

======

Marcas Westerns.

Slow falar e voz distinta e grave.

Filmes de guerra .

andar de gato distintivo.

Seus filmes frequentemente reflete seus valores conservadores.



Trivialidades

Detém o recorde para o ator com as partes mais líder - 142 . Em todos os , mas 11 filmes ele interpretou o papel principal.

Classificado # 16 em revista Empire (Reino Unido) , "The Top 100 Movie Stars of All Time "lista. ( Outubro de 1997)

Nascido em 13:00 CST .

Crianças com Pilar Wayne: Wayne, Ethan Wayne e Marisa Wayne.

Filhos com Josephine: Michael Wayne (produtor ) e Patrick Wayne (ator ); filhas Toni Wayne e Melinda Wayne.

A maioria das fontes publicadas referem-se ao nome de Wayne nascimento como Marion Michael Morrison. Sua certidão de nascimento , porém, dá o seu nome original como Marion Robert Morrison. De acordo com declarações do próprio Wayne, após o nascimento de seu irmão mais novo em 1911 , seus pais o nome do recém-nascido Robert Emmett e mudou o nome de Wayne de Marion Robert para Marion Michael. Também tem sido sugerido por vários de seus biógrafos que os pais de Wayne realmente mudou seu nome de nascimento de Marion Robert para Marion Mitchell . Em "Duke : The Life and Times de John Wayne "(1985) , Donald Pastor e Robert F. Slatzer Estado que, quando o irmão mais novo de Wayne nasceu ", nome do meio do Duque foi alterada de Robert Mitchell. ... Depois ele ganhou celebridade, Duque deliberadamente confusa biógrafos e outros , alegando Michael como o seu nome do meio, a alegação de que não tinha base em fato ".

Sua companhia de produção, Batjac , era originalmente para ser chamado Batjak , após a empresa de transporte de propriedade da Luther Adlercaráter da pessoa no filme Despertar da Bruxa Vermelha (1948). typo Uma secretária , enquanto ela estava elaboração dos documentos resultou em ele sendo chamado Batjac e Wayne , não querendo magoá-la , manteve a ortografia do mesmo.

No " Preacher "comic , seu fantasma aparece em várias questões, vestido com sua roupa pistoleiro tradicional, como um mentor para o herói da série, Jesse Custer.

Grande tio de boxeador e ator Tommy Morrison, Também conhecido como " Duque ". .

Uma entrada no livro de diretor John Ford's iate " Araner " , durante uma viagem ao longo da península da Baja Califórnia , fez uma referência a uma das brincadeiras de Wayne em Ward Bond: "Pegou o primeiro companheiro [ Wayne] mijar no frasco [ Ward ] Bond esta manhã - devem lembrar-se de dar-lhe um aumento. "

Ele e seu parceiro de bebida , o ator Ward Bond, Freqüentemente visitado piadas uns sobre os outros . Em um incidente , Bond aposta Wayne que eles poderiam estar em lados opostos de um jornal e Wayne não seria capaz de bater nele. Bond definir uma folha de jornal para baixo em uma porta, Wayne estava de um lado, e Bond bateu a porta na cara dele , gritando: " Experimente e me bateu agora! " Wayne respondeu enviando o punho através da porta, Bond piso (e ganhar a aposta).

Sua bebida favorita era Sauza Commemorativo Tequila , e ele muitas vezes servido com gelo que ele tinha lascado de um iceberg durante uma de suas viagens em seu iate, "O ganso selvagem. ".

Ele foi oferecido a liderança na Os Doze Condenados (1967), mas foi para estrelar e dirigir Os Boinas Verdes (1968) em seu lugar. A peça acabou por ser dado ao Lee Marvin.

A noite antes de um tiro que ele estava tentando dormir em um hotel de Las Vegas. A suite diretamente abaixo dele era o de Frank Sinatra (nunca um bom amigo de Wayne), que estava tendo uma festa. O barulho continuou Wayne acordado, e cada vez ele fez um telefone reclamando chamá-lo acalmou temporariamente, mas a cada vez , eventualmente, ficou mais alto. Wayne finalmente apareceu na porta de Sinatra e disse Frank para parar o barulho. Um guarda-costas Sinatra do tamanho de Wayne se aproximou dizendo: " Ninguém fala com o Sr. Sinatra dessa maneira. " Wayne olhou para o homem , virou como se para sair, então backhanded o guarda-costas , que caiu no chão , onde Wayne bateu para fora ao bater uma cadeira em cima dele . O ruído de festa parou.

Ele era um membro da Chi fraternidade Sigma .

Seu álbum falado " América: porque eu a amo "se tornou um surpresa best-seller - e indicado ao Grammy , quando foi lançado em 1973. Relançado em CD , no rescaldo dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 , tornou-se um best-seller tudo de novo.

Retratado em uma das quatro 25 ¢ EUA selos comemorativos emitidos 23 de março de 1990 homenageando filmes clássicos lançados em 1939. O selo apresentado Wayne como o Ringo Kid em Diligência (1939). Os outros filmes homenageados foram Beau Geste (1939), O Mágico de Oz (1939) , e E o Vento Levou (1939).

Após ser lançado por Walsh na Fox The Big Trail (1930) o estúdio decidiu que seu nome tinha que ser mudado. Walsh disse que ele estava lendo uma biografia em geral " Mad "Anthony Wayne e sugeriu esse nome. O estúdio gostou do apelido , mas não o primeiro e decidiu, em "John Wayne ", como a entrega final.

Certa vez, ele fez uma aparição em "The Hillbillies Beverly " (1962). No episódio , "The Hillbillies Beverly : Os índios estão vindo ( # 5.20) " (1967). E quando lhe perguntaram como ele queria ser pago , a sua resposta , em contrapartida, foi "Dê-me um quinto de bourbon - . que vai quadrados, ".

Em 1973 ele foi condecorado com a Medalha de Ouro da de Futebol Fundação Nacional para os seus dias a jogar futebol de Glendale High School e USC.

Indiscutivelmente filme o pior de Wayne, O Conquistador (1956), em que jogou Genghis Kahn, foi baseado em um roteiro que o diretor Dick Powell tinha a intenção de jogar no lixo . Segundo Powell , quando ele teve que deixar seu escritório na RKO por alguns minutos durante uma conferência de história, ele voltou a encontrar uma Wayne muito entusiasmado ler o roteiro, que estava em uma pilha de roteiros possíveis na mesa de Powell, e insistindo em que este foi o filme que queria fazer . Como o próprio Powell resumiu tudo : "Quem sou eu para recusar John Wayne? ".

Entre suas atividades de lazer favoritas estavam jogando bridge, poker e xadrez.

Ele foi enterrado no do Pacífico Ver Cemitério em Corona del Mar , Califórnia, ( uma comunidade dentro de sua cidade natal de Newport Beach). Seu túmulo , finalmente recebeu uma placa em 1999.

Introduzido no Hall of Great Western executantes do Vaqueiro Nacional e Património Ocidental de Museus em 1974.

O avô do ator Brendan Wayne.

Porque as suas aventuras na tela envolveu o assassinato de uma enorme quantidade de mexicanos, nativos americanos e japoneses , ele foi chamado de racista por seus críticos. Eles acreditam que esta foi reforçada por uma entrevista à revista Playboy em que ele sugeriu que os negros ainda não estavam capacitados para ocupar altos cargos públicos , porque " a discriminação impediu de receber o tipo de educação uma carreira política exige ". No entanto, todas as suas três esposas eram de ascendência latina.

Ele foi eleito o quinto grande estrela de cinema de todos os tempos pela revista Entertainment Weekly .

Apenas em sua grande popularidade e seu ativismo político proeminente, o Partido Republicano em 1968 , supostamente pediu-lhe para concorrer à presidência dos EUA, mesmo que ele não tinha nenhuma experiência política anterior . Ele recusou porque não acreditam que a América terá uma estrela de cinema em execução para o Presidente a sério. Ele salientou, contudo, o apoio Ronald Reagan's campanhas para governador da Califórnia, em 1966 e 1970 , bem como a sua oferta para a nomeação presidencial republicana em 1976.

Wayne foi iniciado na Ordem DeMolay em 1924 no capítulo Glendale em Glendale na Califórnia .

Recebeu a Legião DeMolay de Honra em 1970.

Ele era um Mestre Maçom. Em outras palavras , ele era um bom homem que se tornou um membro da fraternidade maçônica.

Retratado em um 37 selo de EUA ¢ comemorativa na Lendas de série Hollywood, emitidos 9 de setembro de 2004 . As cerimônias de primeiro dia foram realizadas no Grauman's Chinese Theatre, em Hollywood.

Foi membro da primeira turma a ser introduzido no Hall DeMolay da Fama em 13 de novembro de 1986 .

Embora ele se queixou que High Noon (1952) era " anti-americano ", quando ele coletou Gary Cooper's Oscar em seu nome , ele também reclamou que não foi oferecido o papel a si mesmo. Ele juntou-se posteriormente com o diretor Howard Hawks para contar a história seu caminho em Rio Bravo (1959).

Apesar de sua associação com o ser exclusivamente irlandeses, ele foi partes iguais, escoceses, irlandeses e Inglês.

Ao fazer O Bárbaro ea Gueixa (1958) , ele aparentemente ficou tão enfurecido com o diretor John Huston (que era algo de um cara durão -se e foi quase tão alto quanto Wayne , mas não tão grande ) que ele estrangulou e socou para fora. É desconhecido o que Huston fez para merecer a surra , mas o diretor ficou conhecido por ter uma raia média . Wayne depois reencenaram o incidente para Peter Bogdanovich, Que estava um pouco apavorado para ser usado como um substituto para Huston.

Ele foi votado como o quarto grande estrela de cinema de todos os tempos pela revista Premiere .

Foi nomeado o ator maior # 13 sobre o grande ecrã de 50 lista Legends pelo American Film Institute

Avidamente procurado o papel do general George S. Patton em Patton (1970), mas foi rejeitado pelos produtores.

Postumamente condecorado com a Medalha Presidencial da a mais alta condecoração civil da nação , pelo presidente Jimmy Carter em 1980.

Ações de aniversário uma com Aaron Lacey Michael e Miles Davis.

Irmão de Morrison E..

Endereçada a Convenção Nacional Republicana no dia da abertura , em 1968.

Em 11 de junho de 1979 , a chama da Tocha Olímpica no Coliseu de Los Angeles foi iluminado para honrar a sua memória. Ele permaneceu acesa até o funeral , quatro dias depois .

Maureen O'Hara lhe presenteou com o prêmio People 's Choice de ator mais popular cinematográfica em 1976.

Durante as filmagens de O invicto (1969) , ele caiu do cavalo e fraturou três costelas . Ele não podia trabalhar por quase duas semanas . Em seguida, rasgou um ligamento no ombro e não podia usar um braço a todos . O diretor, Andrew V. McLaglen, Só poderia filmá-lo de um ângulo para o resto da imagem. Sua única preocupação todo era para não desapontar seus fãs, apesar de estar vivendo com dores terríveis .

Segundo a colunista indústria do cinema James Bacon, os produtores de Wayne emitidos comunicados de imprensa falsa quando foi internado para uma cirurgia de câncer em setembro de 1964 , alegando que a estrela estava sendo tratado por congestão pulmonar. "Esses bastardos que fazem fotos só pensam em bilheteria ", disse Bacon , conforme relatado em 1979 pelo colunista. "Eles figura Duke Wayne com câncer não é uma boa imagem. Eu estava muito dopada no momento para discutir com eles , mas eu estou te dizendo a verdade agora. Você sabe que eu nunca mentem. " Depois de Bacon quebrou a história de câncer do Duque, milhares de vítimas de câncer e seus familiares escreveu a Wayne dizendo que sua batalha contra a doença deu -lhes esperança.

Submeteu-se a cirurgia para ter um pulmão com câncer deixou removido em 16 de setembro de 1964 , em uma operação de seis horas. Comunicados de imprensa na época informou que Wayne estava em Boa Los Angeles Hospital Samaritano para ser tratada de congestão pulmonar. Quando o colunista de Hollywood James Bacon fui ao hospital para ver Wayne , ele foi informado por uma enfermeira que Wayne não estava tendo os visitantes. De acordo com um 27 junho de 1978 artigo da revista "Us " , Wayne disse ao seu enfermeiro de seu quarto : "Deixe que o filho da puta entrar " Quando Bacon sentou-se em seu quarto , Wayne disse-lhe : "Bem, eu lambi o C. Big " Wayne confessou que o seu hábito do cigarro cinco pacotes por dia causou um tumor no pulmão do tamanho de uma bola de golfe , sendo necessária a remoção de todo o pulmão. Um dia após a cirurgia, Wayne começou a tossir com tanta violência que ele rompeu seus pontos e delicado tecido danificado. Seu rosto e mãos começaram a inchar-se de uma mistura de líquido e ar, mas os médicos não se atreveu a operar de novo tão cedo. Cinco dias depois, drenado o líquido e reparados os pontos. Em 29 de dezembro de 1964, Wayne realizou uma entrevista coletiva em seu rancho Encino, contra o conselho de seu agente e assessores, onde ele anunciou: "Eu lambia o C. Big Eu sei que o homem lá de cima vai puxar a ficha quando ele quer , mas Eu não quero acabar com minha vida estar doente. Eu quero ir para fora em dois pés, em ação. " Antes ele havia deixado o hospital em 19 de Outubro , Wayne recebeu a notícia de que seu irmão de 52 anos de idade Morrison E. teve câncer de pulmão.

Lamentou a jogar Temujin em O Conquistador (1956) , tanto que ele visivelmente estremeceu quando alguém mencionou o nome do filme. Ele observou certa vez que a moral do filme "não era para fazer um rabo de si mesmo tentando reproduzir peças que você não está adaptado para ".

Em 1978, após se recuperar de uma cirurgia de coração aberto, ele havia um script encomendado para um filme chamado "Beau John ", em que ele estrela com Ron Howard, Mas devido ao declínio de sua saúde nunca aconteceu.

Em novembro de 2003, ele mais uma vez comandou um ponto dez superior na anual Harris Poll pedir aos americanos para nomear suas estrelas de cinema favoritas. Nenhuma outra estrela falecido conseguiu a classificação desse tipo desde Harris começou a fazer a pergunta em 1993. Em uma 2001 pesquisa Gallup , os americanos selecionados Wayne como ator de cinema favorito de todos os tempos .

Cada vez mais pelos anos 1960, Wayne usava três ou elevadores de quatro polegadas no lugar dele, uma prática que mistificado amigos e colegas de estrelas como Bobby Darin, Capucine e Robert Mitchum porque ele estava 6'4 " . Foi possivelmente devido ao seu aumento de peso, problemas de saúde, ea idade que ele não foi capaz de pairar tão alto sem elevadores.

Ele fez vários filmes no início de sua carreira como um "canto" cowboy. Sua voz foi fornecida por um cantor escondida fora da câmera .

Em 1971, ele mostrou um senso de humor quando ele apareceu no "A Hora Goodtime Glen Campbell " (1969) em seu traje tela habitual ocidental, piscando o sinal de paz para os outros convidados do programa dessa semana, a banda de rock , em seguida, quente Three Dog Night.

Dos seus papéis no cinema muitos , seu favorito foi o de Ethan Edwards, do The Searchers (1956). Wayne foi tão longe como o nome de seu filho Ethan , após esse personagem.

Em 1979, como ficou conhecida que Wayne estava morrendo de câncer , Barry Goldwater introduziu a legislação para conceder-lhe a do Congresso Medalha de Ouro . Maureen O'Hara e Elizabeth Taylor voou para Washington para testemunhar , e assinou declarações de apoio ao movimento de Frank Sinatra, Gregory Peck, Jack Lemmon, Kirk Douglas, James Stewart e Katharine Hepburn foram lidos. A lei foi aprovada por unanimidade, ea medalha foi entregue à família Wayne , no ano seguinte .

a guerra do Vietnã , continuando , o Harvard Lampoon convidou Wayne para a Harvard Square Theater lhe atribuir o " Brass Prémio Balls " para seu " machismo Outstanding e uma propensão para as pessoas de perfuração ". Wayne aceitou e chegou montado em um veículo blindado pilotado pelo "Black Knights " de Tropa D, quinto regimento . Wayne , subiu ao palco e ad -libbed seu caminho através de uma série de perguntas depreciativas com destreza , exibindo um espírito ágil que completamente conquistou a platéia de estudantes.

Em 09 de junho de 1979 , o arcebispo do Panamá, chegou ao hospital e Wayne batizado na Igreja Católica Romana. Wayne foi dado um serviço católico funeral , mas o seu túmulo foi desmarcado até 1999, quando ele finalmente recebeu uma lápide.

Mencionado em muitas canções , incluindo Jimmy Buffet's "incomunicável" , Tom Lehrer's "Send The Marines ", Ray Stevens" Além de Mim ", Paula Cole' s " Onde estão todos os Cowboys Gone ? " Rainha' s " corrida de bicicleta "e Bruce Dickinson's (de Iron Maiden fama) "Sacred Cowboys ".

Junto com Charlton Heston, Wayne foi oferecido e recusado o papel do general Joseph Stilwell W. em Steven Spielberg's 1941 (1979), porque sentiu que o filme foi um insulto para os veteranos da Segunda Guerra Mundial , e também devido à sua própria saúde em declínio.

Submetido à cirurgia para um aumento da próstata , em dezembro de 1976.

Segundo o "The Complete Directory para Prime Time Network e TV a cabo Shows " ( 8 ª edição, pg . 495) , Wayne foi a primeira escolha para jogar Marshal Matt Dillon em "Gunsmoke " (1955) , mas recusou porque não queria comprometer-se a uma série semanal de TV. Ele, no entanto , recomendar seu amigo James Arness para o papel, e deu a introdução da câmera no episódio piloto.

Sua performance como Ethan Edwards em The Searchers (1956) está rankeado # 87 sobre 100 Premiere Magazine's Greatest Performances de Todos os Tempos (2006).

Após encontro com o falecido Super-homem (1978) estrelas Christopher Reeve no 1979 Oscar , Wayne virou-se para Cary Grant e disse: " Este é o nosso novo homem. Ele está tomando conta. ".

Em 1973 Clint Eastwood escreveu para Wayne , sugerindo que estrelar um western juntos. Wayne escreveu de volta uma resposta irritada criticando o estilo revisionista e da violência das últimas Eastwood ocidental, High Plains Drifter (1973). Consequentemente Eastwood não responderam e nenhum filme foi feito.

Sua última aparição pública foi apresentar o Melhor Filme Oscar para O Caçador (1978) na O 51 º Prêmio Anual da Academia (1979) ( TV). Não era um filme de Wayne gostava, pois apresentou uma visão muito diferente da Guerra do Vietnã que o seu próprio filme, Os Boinas Verdes (1968), havia uma década antes .

Ele teria recusado Dirty Harry (1971) porque ele sentiu o papel de Harry Callahan estava muito distante de sua imagem na tela. Quando ele viu o filme, ele percebeu que não era tão diferente dos papéis que ele tinha jogado tradicional , e fez dois dramas policial de sua autoria, McQ (1974) e Brannigan (1975). Diretor Don Siegel comentou mais tarde, "Wayne não poderia ter jogado Harry. Ele estava muito velho . Ele era muito velho para jogar McQ que era uma cópia pobre do Bullitt ". .

Ele fez três filmes com Kirk Douglas, apesar do fato de que os dois homens não gostam um do outro e tinha muito diferentes ideologias políticas. Wayne era um republicano conservador , enquanto Douglas foi um democrata muito liberal. Wayne criticado Douglas por jogar de Vincent Van Gogh, em Lust for Life (1956), e criticou publicamente o para a contratação de roteirista lista negra Dalton Trumbo, Uma das " Dez de Hollywood " , para escrever o roteiro de Spartacus (1960). Douglas tarde elogiado Wayne como um verdadeiro profissional que iria trabalhar com ninguém, se ele achou que estava certo para o papel.

Um dos momentos mais insólitos Oscar aconteceu quando o grande liberal Barbra Streisand apresentou guerra do Vietnã falcão Wayne com seu Oscar de Melhor Ator em O 42 º Prêmio Anual da Academia (1970) ( TV).

Wayne criticou publicamente o diretor Sam Peckinpah para seu filme A Quadrilha Selvagem (1969), que alegou " destruiu o mito do Velho Oeste ".

A inscrição na de Ouro do Congresso Medalha que lhe foi atribuído em 1979, diz , simplesmente, " John Wayne , o americano ".

Embora nunca tenha sido aclamado como um grande ator no sentido clássico , Wayne foi completamente realizado no estágio na escola. Ele mesmo representado Glendale High School em 1925, no sul da prestigiada Califórnia competição de Shakespeare , apresentando uma passagem de " Henrique VIII ".

Apesar de ser mais conhecido como um republicano conservador , a política de Wayne ao longo de sua vida foram fluido. Mais tarde, ele alegou ter se considerava um socialista durante seu primeiro ano de faculdade . Como um jovem ator em Hollywood, ele se descrevia como um liberal, e votou a favor Franklin Roosevelt Delano na eleição 1936 presidencial de . Em 1938 ele participou de uma angariação de fundos para um candidato democrata em Nova York, mas logo depois " percebeu -democratas não representam as mesmas coisas que eu fiz " . Henry Fonda Acredita Wayne se chamava de liberal só para ele não cair com o diretor John Ford, democrata um ativista liberal. Realmente não foi até 1940 que Wayne mudou completamente para a direita no espectro político . mesmo assim, ele não foi sempre em sintonia com o resto do movimento conservador - um fato que foi, todavia, desconhecido do grande público até 1978, quando ele abertamente diferente com o Partido Republicano sobre a questão do Canal do Panamá . Os conservadores queriam América ter um controlo absoluto , mas Wayne , acreditando que os panamenhos tinham o direito de o canal, frente e verso com o Presidente Jimmy Carter e os democratas para vencer a passagem do tratado de devolução do canal no Senado. Carter abertamente creditado Wayne com sendo um fator decisivo em convencer alguns senadores republicanos a apoiar a medida.

De acordo com Michael Munn "John Wayne: O Homem por trás do mito " , em 1959, Wayne foi pessoalmente informado pelo Nikita Khrushchev, Quando o premiê soviético estava visitando os Estados Unidos em uma excursão do goodwill , que Joseph Stalin e da China Mao Tsé-Tung cada um tinha Wayne requisitado para ser morto. Ambos os ditadores que tinham considerado Wayne para ser um ícone principal da democracia americana e, portanto, um símbolo da resistência ao comunismo através do seu apoio activo à lista negra de Hollywood, e eles acreditavam que sua morte seria um golpe moral importante para os Estados Unidos . Khrushchev disse Wayne tinha rescindido ordem de Stalin em cima do falecimento do seu antecessor, em março de 1953, mas Mao supostamente continuou a exigir o assassinato de Wayne até 1960 .

Sua performance como Ethan Edwards em The Searchers (1956) está rankeado # 23 sobre 100 Premiere Magazine maiores personagens de filmes de todos os tempos .

Depois de ver o desempenho de Wayne , em Red River (1948) , dirigido pelo diretor de rival Howard Hawks, John Ford é citado como tendo dito : "Eu nunca soube que o filho de um grande cadela pudesse agir. "

Durante a sua direita rants política no final dos anos 1960 e início de 1970 , os alunos oposição a suas posições políticas , muitas vezes sair da ou classes boicotar universidade filme que exibidos seus filmes .

Retornou a Harvard em janeiro de 1974 , no auge de sua militância política, para um assado de celebridades de si mesmo. Durante a cerimônia , o chefe disse: " Nós não estamos aqui para fazer o divertimento ou você, estamos aqui para ferir seus sentimentos ". Mais tarde, Wayne disse brincando: " Você sabe, eu aceite este convite mais um convite maravilhoso para um Fonda rali. "

Usava peruca uma em todos os filmes de Despertar da Bruxa Vermelha (1948) em diante. Para algumas cenas no final do The Wings of Eagles (1957) deixou- off para jogar seu personagem na vida adulta. peruca Wayne pode ser visto a cair durante uma cena de luta em Ao norte do Alasca (1960).

Depois de sua aposentadoria de fazer filmes em 1976 , Wayne recebeu milhares de cartas de fãs que o acusaram de se vender por um seguro de publicidade em comerciais de televisão . Wayne respondeu que a soma de seis números , ele foi oferecido a estrela no anúncio era bom demais para recusar.

Não foi nenhuma surpresa que Wayne se tornaria tão um ícone duradouro. Até o início dos anos 1960 , seus contemporâneos Humphrey Bogart, Tyrone Power, Errol Flynn, Clark Gable e Gary Cooper foram mortos. James Cagney e Cary Grant ambos aposentados de atuar em 62 . As carreiras de outras estrelas diminuiu consideravelmente - tanto Henry Fonda e James Stewart acabou trabalhando em séries de televisão , que foram canceladas em cima delas . Wayne , porém, continuou a estrela no cinema até 1976 , mantendo-se uma das dez estrelas de topo nas bilheterias dos EUA até 1974.

O fato de que todos os três de suas esposas eram latino-americanos surpreendeu Hollywood , este foi o único " não-americano "aspecto de sua vida. " Eu nunca fui consciente de ir para um determinado tipo , " Wayne disse em resposta a um desafio da imprensa, " é apenas casualidade uma ".

westerns Wayne estavam cheios de ação, mas geralmente não é excessivamente violento . "As lutas com muita violência são maçantes ", afirmou Wayne , insistindo que o tiro- em linha reta, a violência de dois punhos em seus filmes foram " espécie de língua-de- bochecha. " Ele descreveu a violência em seus filmes como " robusto e um pouco de humor ", baseado na crença de que "o humor anula violência ". Seu gosto conservador deplorou a latitude crescente dada à violência e sexo em Hollywood. Na década de 1960 ele lançou uma campanha contra o que ele chamou de " sangue de Hollywood poluído com perversão e nuances imoral e amoral. " A maioria de seus westerns mantinha afastado da violência gráfica.

Wayne tentou não fazer filmes que o sexo exploraram ou violência, lamentado a vulgaridade e violência em O Bebê de Rosemary (1968) , que ele viu e não gostou , e A Clockwork Orange (1971) ou Ultimo tango um Parigi (1972) que ele não tinha vontade de ver. Pensou Garganta Profunda (1972) era repulsivo - " afinal, é muito difícil levar sua filha para vê-lo . " E ele se recusou a acreditar que Love Story (1970) " foi vendido porque a menina andava a dizer ' merda ' todo o caminho até ela. " Pelo contrário, "o público norte-americano queria ver um pouco de história romântica. " Ele tomou uma posição firme contra a nudez : "Ninguém , em qualquer das minhas fotos nunca serão servidos drinques por uma garota sem parte superior a do vestido. " Não era sexo per se ele era contra . "Não me entenda mal. Tanto quanto um homem e uma mulher estão em causa, eu estou muito feliz que há uma sexo coisa chamada ", disse ele , "é um algo a mais que Deus nos deu , mas nenhuma imagem deve figurar a palavra de forma obscura. " Portanto, ele viu " nenhuma razão para que ele não deve ser em fotos ", mas tinha que ser o "sexo saudável, vigoroso. "

Durante uma visita a Londres em janeiro de 1974 para aparecer na "A Hora Goodtime Glen Campbell " (1969) e " Parkinson " (1971) , Wayne pego pneumonia. de 66 anos de idade, com um pulmão isso foi muito grave e, eventualmente, ele estava tossindo tanto que ele danificou uma válvula no coração. Esse problema foi detectado até março de 1978, quando foi submetido a de emergência cirurgia cardíaca em Boston. Bob Hope entregou uma mensagem do O 50 º Prêmio Anual da Academia (1978) ( TV) , dizendo: "Nós queremos que você saiba Duke, sentimos a sua falta esta noite. Esperamos que amble aqui em pessoa no próximo ano, porque não há ninguém que possa preencher botas de John Wayne ". De acordo com a Loretta Young, Que a mensagem de esperança feita Wayne determinado a viver o tempo suficiente para assistir ao Oscar em 1979.

Em 12 de janeiro de 1979, Wayne entrou no hospital para a cirurgia da vesícula biliar , que se transformou em um de nove e uma operação de meia hora , quando os médicos descobriram o câncer em seu estômago. Seu estômago inteiro foi removido. Em 02 de maio Wayne retornou ao hospital , onde o câncer foi encontrado para ter se espalhado para o intestino. Ele foi levado para o 9 º andar do UCLA Medical Center , onde o presidente Jimmy Carter visitá-lo e Rainha Elizabeth II enviou-lhe um ficar bem cartão de . Ele entrou em coma em 10 de Junho , e morreu às 5:35 da tarde do dia seguinte.

Embora tenha sido muitas vezes por escrito que Wayne estava morrendo de câncer quando ele fez O Shootist (1976), seu último filme , isso não é verdade. Após a retirada de seu pulmão esquerdo inteiro em 1964, ele estava livre do câncer para os próximos 12 anos. Não foi até o Natal de 1978 que ele ficou seriamente doente novamente, e em janeiro do ano seguinte, o câncer foi encontrado para ter retornado.

Gravado uma propaganda dos cigarros Camel sobre o conjunto de Big McLain Jim (1952).

Classificado entre os quatro estrelas de bilheteria , como classificado pela pesquisa anual Quigley Publicações "do Money Top Ten Making Stars, uma espantosa 19 vezes 1949-1972 . (Apenas Clint Eastwood, Com 21 aparições no Top 10 do Duque de 25 anos, foi no Top 10 , muito menos os quatro primeiros, mais vezes. ) Ele fez os três primeiros uma dúzia de vezes , os dois primeiros nove vezes, e foi o # 1 O campeão de bilheteria quatro vezes (1950, '51 , '54 e 1971).

Foi nomeado o Star Office # 1 caixa na América do Norte por Quigley Publicações, que publicou seu relatório anual Top 10 Votação de ganhar dinheiro Estrelas desde 1932. Ao todo, o duque foi nomeado anual Top Quigley Publicações »10 Poll um recorde de 25 vezes. (Clint Eastwood, Com 25 aparições no Top 10 , é o # 2, e Wayne contemporânea Gary Cooper, Com 18 aparições , está empatado em 3 º com Tom Cruise.) Wayne teve a mais longa viagem na lista, primeiro aparecendo em em 1949 e tornando- a cada ano, mas um (1958) até 1974 . Em quatro desses anos, ele era o número 1.

Em uma entrevista de 1960 Wayne criticou a temática homossexual de Suddenly, Last Summer (1959) e Vieram para Cordura (1959).

Como um membro da extrema-direita Motion Picture Alliance for the Preservation of American Ideals , Wayne deu a si mesmo o papel de chefe super -homem - aparentemente em nome da virtude política , em " rever " a contratação de escritores, actores e técnicos com conhecida ou suspeita de simpatias esquerdistas .

Wayne apareceu uma luz muito descorteses nos Public Enemy canção " Fight the Power ", do 1990 álbum de " Fear of a Black Planet ". Wayne tem frequentemente criticado por comentários racistas que ele fez sobre os negros e os índios americanos na sua famosa entrevista a revista Playboy de maio de 1971. Ele também foi criticado por apoiar o senador Barry Goldwater na eleição presidencial de 1964 , depois de Goldwater havia votado contra a Lei dos Direitos Civis , e para apoiar segregacionista o governador do Alabama ex- George Wallace durante sua campanha presidencial em 1968.

Frank Capra lembrou que ele foi abordado durante a fundição de It's a Wonderful Life (1946) por Ward Bond, Que queriam verificar com Wayne sobre a adequação da atriz Anne Revere, Sendo então considerado para o papel da mãe de George Bailey . Capra disse que imediatamente explodiu em tal noção , principalmente porque o status 4F Wayne havia permitido que ele permanecesse em Hollywood " ficar rico ", durante a Segunda Guerra Mundial . O então diretor telefonou Wayne e disse para ele ir para o inferno , recordando que, " eu não me importei . Eu não dou a mínima que era um comunista ou que não era. " Alguns anos depois, Wayne disse do diretor, "Eu gostaria de ter esse filho Dago da puta e rasgá-lo em milhões de pedaços e jogá-lo no oceano e vê-lo flutuar de volta à Sicília, onde ele pertence. ".

Wayne denunciou o tema da homossexualidade na Tennessee Williams» Suddenly, Last Summer (1959) como "muito desagradável mesmo para a discussão "- mesmo que ele não tinha visto e não tinha intenção de vê-lo . "É muito desagradável ", afirmou , " para ser colocado em uma tela para entreter a família, ou qualquer membro de uma família decente. " Ele considerou a juventude-orientado , a película anti-establishment Easy Rider (1969) e Midnight Cowboy (1969) , que para seu desânimo ganhou o melhor retrato Oscar em 1970, como " pervertido " filmes. Especialmente quando no início de "Midnight Cowboy " Jon Voight veste seu recém-adquirido duds ocidental e, posando na frente de um espelho, pronuncia as palavras apenas provável que venha à mente no momento em que a pessoa se torna um caubói : " John Wayne " Wayne disse à revista " Playboy ", você não diria que o maravilhoso amor de dois homens em " Midnight Cowboy " , uma história sobre duas bichas , qualifica-se como um filme perverso? ".

Em 1971 , devido ao sucesso de Big Jake (1971) , Wayne foi Número 1 na bilheterias dos EUA pela última vez .

Até o início dos anos 1960 , 161 de seus filmes tinham arrecadou US $ 350 milhões, e ele tinha sido pago tanto como 666 mil dólares para fazer um filme .

Devido à sua militância política , em 1968, Wayne foi convidado para ser o governador segregacionista do Alabama George WallaceÉ companheiro de chapa nas eleições presidenciais daquele ano. resposta Wayne chegou às manchetes : " candidatos Wayne Wallace Wayne diz que ' t ------ B! '? " .

Ao visitar as tropas do Vietname , em Junho de 1966, uma bala atingiu bicicleta Wayne. Embora ele não estava dentro de uma centena de metros do mesmo , no momento , os jornais noticiaram que ele tinha por pouco da morte escapado nas mãos de um franco-atirador .

Em dezembro de 1978 , apenas um mês antes que ele foi diagnosticado com câncer de estômago , ele ingressou Bob Hope e Johnny Carson em oferecer seus serviços a falar publicamente contra a corrupção do governo, pobreza, criminalidade e abuso de drogas.

O produtor -diretor Robert Rossen ofereceu o papel de Willie Stark , em Todos os King's Men (1949) para Wayne. Rossen enviou uma cópia do script para o agente de Wayne, Charles Feldman K., Que transmitiu ao Wayne. Depois de ler o roteiro, Wayne enviou de volta com uma carta furiosa em anexo. Nela, ele disse Feldman , que antes ele enviou o roteiro a algum de seus outros clientes , ele deve perguntar-lhes se queriam a estrela em um filme que " mancha a máquina do governo com o único propósito de humor ou iluminação " , que " degrada todas as relações ", e que é preenchido por "mães bêbado, conivente pais; dupla passagem namorados , mau, mau , as pessoas ricas , e mau, mau as pessoas pobres , se quiserem chegar à frente ". Ele acusou Rossen de querer fazer um filme que jogou ácido sobre o " american way of life ". Se Feldman teve clientes como , Wayne escreveu que o agente deve " correr esse script ... para eles. " no entanto, disse à agência que "você pode ter este script e enfiá-lo na derrière Robert Rossen . " Wayne mais tarde afirmou que "fazer Huey Long maravilhoso , áspero pirata era grande, mas , de acordo com esta foto , todo mundo era uma merda, exceto por este médico fraco estagiário que estava tentando encontrar um lugar no mundo. " Broderick Crawford, Que havia desempenhado um papel coadjuvante em Wayne Pecadores Sete (1940), finalmente conseguiu o papel de Stark. Em um pouco de ironia , Crawford foi indicado ao Oscar por parte de Stark e encontrou-se competindo contra Wayne , que foi nomeado no mesmo ano para Sands of Iwo Jima (1949). Crawford ganhou o Oscar de Melhor Ator , dando Rossen o último a rir .

Sua imagem foi tão longe que , quando o Imperador Hirohito visitou a América em 1975, pediu para conhecer a estrela do veterano. Wayne foi citado no jornal Chicago Sun Times , dizendo , "eu devo ter matado todo o exército japonês. "

Alegadamente enfiou Melhor Ator Oscar de True Grit (1969), Richard Burton na O 42 º Prêmio Anual da Academia (1970) ( TV) , dizendo que o ator galês, "Você deveria ter isso , não eu. "

Durante a Guerra do Vietnã, ele foi bastante crítico dos adolescentes que iam à Europa se esquivar do projecto, chamando-os de "covardes "," traidores "e" comunistas " .

Em 1979, o punk rock MDC lançou uma música chamada "John Wayne era nazista ", que celebrava a "morte longa e dolorosa " de Wayne.

Apesar de seus inúmeros comentários anti -gay em entrevistas ao longo dos anos , co Wayne -estrelou com Rock Hudson em O invicto (1969), embora soubesse da homossexualidade do ator. Neste épico Guerra Civil, o campeão da direita conservadorismo político funcionou bem com o e mesmo tornou-se amigo de Hudson, mais gay de Hollywood ( embora não fosse conhecido publicamente na época) protagonista.

Em 1971 Wayne e James Stewart viajavam para Ronald Reagan's segunda posse como governador da Califórnia, quando se depararam com alguns manifestantes anti-guerra com uma bandeira do Vietcong. enteado Stewart Ronald foi morto no Vietnã em 1969. Wayne se aproximou para falar com os manifestantes e em poucos minutos a bandeira tinha sido abaixado.

finais de sua vida , com a renúncia do presidente Richard Nixon eo fim da Guerra do Vietnã , convicções políticas Wayne parecia ter abrandado. Ele participou da posse do presidente Jimmy Carter em 20 de janeiro de 1977 , e junto com seu colega direitista James Stewart ele pode ser visto aplaudindo Fonda em O American Film Institute Salute to Henry Fonda (1978) ( TV). Mais tarde , em 1978 , Wayne estranhamente tomou o partido dos Carter Democratas e presidente contra seus companheiros republicanos conservadores na questão do Canal do Panamá , que Wayne acreditava que pertencia ao povo do Panamá , e não os Estados Unidos da América.

Oferecidos Charlton Heston o papel de Jim Bowie e William coronel Travis em seu filme A Alamo (1960) , dizendo que o ator seria o ideal para qualquer parte. Heston recusou a oferta porque ele não quer ser dirigido por Wayne, e porque temia a reação da crítica ao filme de direita. Wayne destinados a epopéia de ser uma alegoria Fria dos EUA da Guerra com a União Soviética .

Separado da esposa Pilar Wayne em 1973 , embora nunca se divorciaram. Quando Louis Johnson , seu parceiro de negócios, vendeu todas as suas participações no Arizona , os 26 Bar Rancho e do Rio Vermelho Land e Cattle Company , as crianças Wayne tem uma metade, de 24.000 mil dólares . Pilar já tinha sido tomado cuidado em sua separação.

Apesar de relatos da mídia sugeriram que ele estava a assistir a Elvis Presleyo funeral em agosto de 1977 , Wayne não apareceu para ele. Presley já tinha sido considerada para Glen Campbell' papel s em True Grit (1969).

Re- hipotecou sua casa em Hollywood a fim de financiar A Alamo (1960). Enquanto o filme foi um sucesso a nível internacional , perdeu -lhe uma grande quantidade de dinheiro pessoalmente. quatro anos ele teve que fez um filme atrás do outro , incluindo The Longest Day (1962) para o qual foi pago 250.000 dólares por quatro dias de trabalho. No início de 1962 os seus problemas financeiros foram resolvidos.

Honrado com um RAH-66 do Exército Helicóptero , chamado " The Duke " . Muitas pessoas compareceram à cerimônia de nomeação , em Washington DC em 12 de Maio de 1998, inclusive seus filhos e netos , os congressistas , o presidente do Metropolitano USO Washington, personalidades e muitos militares. Seu filho mais velho Michael Wayne disse na cerimónia, "John Wayne amava seu país e ele adorava as suas tradições. ".

Em 1973 ele foi homenageado com o de Veteranos das Relações Exteriores prêmio maior Wars - The National americanismo Medalha de Ouro.

Produziu e estrelou em um programa de rádio 1940 sobre um detetive alcoólatra intitulado " Folhas Três ao Vento ".

Quando ele foi homenageado com uma praça em chinês do Grauman 's Theater, em Hollywood a areia usada no cimento foi trazido de Iwo Jima, em honra do seu filme Sands of Iwo Jima (1949).

" O grande Cowboy Star of All Time ", foi a legenda a uma série de histórias em quadrinhos dedicada a ele. O "John Wayne Adventure Comics "foi publicado pela primeira vez em 1949.

Sua imagem apareceu em uma grande variedade de produtos, incluindo : 1950 cartões de pipoca negociação dada nos cinemas , 1951 cigarros Camel , 1956 cartas de jogar, Chocolates Whitman e - postumamente - cerveja Coors. O dinheiro arrecadado nas latas de cerveja Coors com a sua imagem foi para o John Wayne Cancer Institute. Um dos mais incomuns era como um fantoche na "H. R. Pufnstuf " (1969) , que também lançou uma lancheira 1970, com a sua imagem entre os personagens de marionetes outros .

Barry Goldwater visitou o conjunto de Diligência (1939) durante as filmagens. Eles tiveram uma longa amizade e , em 1964, Wayne ajudou na campanha presidencial de Goldwater .

Depois de sua terceira esposa Pilar Wayne deixou-o em 1973 , Wayne estava feliz envolvido com sua secretária Pat Stacy para os seis anos da sua vida .

Citado como America's Favorite Movie Star em uma Harris Poll realizada em 1995.

em seus filmes Wayne , muitas vezes se cercou de um grupo de amigos / colegas atores (muitas vezes nomes desconhecidos , mas enfrenta reconhecidas) , como Ward Bond, Hutton, Bruce Cabot, Ben Johnson, Edward Faulkner, Jay Flippen C., Richard Boone, Chuck Roberson e seu filho, Patrick Wayne.

Dirigido a maioria dos Os Comancheros (1961) porque creditado o diretor Michael Curtiz estava morrendo de câncer e muitas vezes era demasiado doente para trabalhar . Wayne se recusou a ser creditado como co -diretor .

Deu a elegia no funeral de Ward Bond, John Ford e Howard Hawks.

Fazer uma cirurgia plástica para remover as linhas ao redor dos olhos em 1969, que o deixou com olhos negros e obrigou-o a usar óculos escuros durante duas semanas. Ele também fez uma cirurgia para retirar a papada ao redor da boca .

Trabalhou com Robert Mitchum' filho caçula s Christopher Mitchum em três filmes, Chisum (1970), Rio Lobo (1970) e Big Jake (1971). Wayne tinha a intenção de Christopher se tornando parte de sua sociedade por ações regulares dos agentes de apoio, mas se desentendeu com ele em 1973 em uma discussão sobre política. Wayne disse-lhe : "Eu não sabia que você era um pinko . ".

Alguns de seus filmes em meados dos anos 1950 foram menos bem sucedidos , forçando Wayne para trabalhar com cantores pop para atrair o público jovem . Ele atuou ao lado Ricky Nelson em Rio Bravo (1959), Frankie Avalon em A Alamo (1960) e Fabian em Ao norte do Alasca (1960).

Wayne foi enterrado em segredo ea sepultura foi desmarcado até 1999, no manifestantes caso da Guerra do Vietnã profanaram o site. Vinte anos após sua morte, ele finalmente recebeu uma lápide feita de bronze , que foi gravada com uma citação de sua entrevista para a Playboy infame.

Wayne quase entrou em uma briga com o crítico de cinema britânico Barry Norman em duas ocasiões , ambas as vezes sobre a política. , sobre o conjunto de Circo do Mundo (1964), os dois tiveram uma discussão séria sobre Barry GoldwaterÉ a campanha presidencial . Quase seis anos depois, enquanto Wayne estava promovendo True Grit (1969) , os dois quase chegaram às vias de fato em um trem durante a Guerra do Vietnã . Apesar disto, Norman escreveu favorável de Wayne como ator em seu livro "A Greats Hollywood " (1986).

Listados no 1910 do Censo dos EUA como Marion R. Morrison , que vive com seus pais em Madison , Iowa.

Em 1920 , viveu em 404 N. Isabel Street, Glendale, Califórnia, de acordo com o Censo dos EUA .

Enquanto filmava True Grit (1969) , Wayne estava tentando manter seu peso fora com drogas - parte superior para o dia, tranqüilizantes para dormir à noite . Às vezes, ele tem as pílulas misturado, e isso levou a problemas em um "The Dean Hour Comedy Martin " (1965) gravando em 1969. Em vez de tomar uma parte superior antes de sair para as filmagens, ele teve um infortúnio - e estava pronto para falhar no momento em que ele chegou no set. "Eu não posso fazer a nossa sátira ", Wayne teria dito Martin quando era hora de executar. "Estou muito dopada . Porra , eu olho meia bateu ! " Naturalmente, Martin não tenho um problema com isso. " Duke , as pessoas pensam que eu faço o show que maneira o tempo todo ! " A gravação foi sobre como programado.

Apesar de ter apoiado activamente Ronald Reagan's não lance para a nomeação presidencial republicana em 1976 , Wayne fez uma visita à Casa Branca como convidado do presidente Jimmy Carter para sua posse . "Estou satisfeito de estar presentes e representaram , na capital da liberdade com a história testemunha como acontece - para assistir a um homem comum aceita a responsabilidade incomum ganhou " forma justa " , afirmando o seu caso para o povo americano - e não por . derramamento de sangue, ser -títulos , e motins nos portões do palácio Eu sei que sou um membro da oposição leal - . acento na Fiel eu não faria de outra maneira ". .

Pilar Wayne escreveu em seu livro " Minha Vida com o duque " : "Duke sempre disse que a família veio primeiro, segunda carreira , e seu interesse pela política terceira Na verdade, embora ele amava as crianças e para mim , houve momentos em que não poderia competir. com a sua carreira ou sua devoção ao Partido Republicano. ".

Depois Ronald Reaganda eleição como governador da Califórnia , em 1966 , Wayne estava saindo de uma celebração de vitória quando ele foi questionado pela polícia para não deixar o prédio - uma multidão de 300 manifestantes furiosos anti-guerra estavam esperando lá fora. Em vez de dentro encolhida , Wayne confronta a cabeça manifestantes diante. Quando os manifestantes agitavam a Viet bandeira Cong debaixo do seu nariz , Wayne estava ficando impaciente. "Por favor, não faça isso companheiros ", Duque avisou o montado. "Eu vi muitas crianças da sua idade feridos ou mortos por causa dessa bandeira. Então, eu não tomo muito gentilmente para ele. " Os manifestantes persistiram , então ele perseguiu um grupo deles em um beco .

Em 1975, pela primeira vez desde sua chegada em Hollywood, 47 anos antes, ele não atuou em todos os filmes . A produção começou em janeiro do ano seguinte para o seu passado, O Shootist (1976).

Em 1967 Wayne escreveu ao presidente democrata Lyndon Johnson pedido de assistência militar para seu filme pró-guerra sobre o Vietnã . Jack Valenti disse o presidente, "a política de Wayne está errado, mas se ele faz esse filme que ele estará nos ajudando . " Wayne tem poder de fogo suficiente para fazer Os Boinas Verdes (1968) , que se tornou um dos filmes mais controversos de todos os tempos .

Em 1960 Frank Sinatra contratou um roteirista na lista negra, Albert Maltz, Para escrever um roteiro anti-guerra para um filme chamado A Execução de Slovik Privada (1974) ( TV). Wayne , que tinha apoiado activamente a às bruxas de McCarthy caça por quase 20 anos , recordou , "Quando eu ouvi sobre isso , eu estava assim tão louca que eu disse a um repórter : " Eu me pergunto como comparsa de Sinatra , o senador John F. Kennedy, Sente-se sobre Sinatra contratar um homem desses. " A coisa toda se tornou um campo minado ... Ouvi dizer que Kennedy colocou pressão sobre Frank e ele teve que recuar ... Ele acabou pagando Maltz 75.000 dólares para não escrever a coisa maldita ". . Assim o filme não foi feito para 14 anos .

Campanha para Sam Yorty na eleição 1969 para prefeito de Los Angeles.

Seu sobrinho-neto Tommy Morrison foi diagnosticado com HIV em 1996.

intenção Anunciou sua de fazer campanha para o senador Barry Goldwater na eleição presidencial de 1964 depois de Goldwater havia votado contra a Lei dos Direitos Civis . No entanto , Wayne foi incapaz de fazê-lo quando ele foi diagnosticado com câncer de pulmão em agosto daquele ano , e forçado a passar por cirurgia de grande porte no próximo mês .

Dirigido a maioria dos Big Jake (1971) a si mesmo porque o diretor George Sherman, Um velho amigo dos tempos de Wayne na República, estava em seu mid-60s e doente na época, e não até os rigores de dirigir um filme de ação nas selvas do México, onde a maior parte do filme foi rodado . Wayne se recusou a tomar o crédito de co -diretor .

Suas aparições na TV nos anos 1960 mostrou que Wayne tinha superado a sua indiferença em relação à televisão. Além de aparecer em "The Dean Hour Comedy Martin " (1965), "A Hora Goodtime Glen Campbell " (1969) , tornou-se um visitante semi-regular a " Rowan & Martin 's Laugh -In " (1967) , muitas vezes bem-humorada falsificação de sua imagem macho e até mesmo vestir-se como o coelho da Páscoa em um episódio 1972 famoso.

Eventualmente , a linha entre a sua opinião pessoal e sua imagem na tela borrada irreconhecível. Sua participação activa em de extrema-direita organizações política, como a Motion Picture Alliance for the Preservation of American Ideals lhe permitiu usar sua celebridade para causas, que julgou digno. Na década de 1950 ele se juntou Walt Disney, Clark Gable, James Stewart e outros artistas para ajudar a Casa Un-American Activities Committee em esmiuçando alegados comunistas que trabalham na indústria cinematográfica. Ele começou a mão -picking papéis e financiamento à produção de alguns filmes , como Big McLain Jim (1952) , que se adequam a sua forte anti- comunista crenças políticas. Estes "filmes de mensagem " que muitas vezes o custo dele, tanto pessoal quanto profissionalmente , ele perdeu uma pequena fortuna no filme Guerra do Vietnã Os Boinas Verdes (1968) , permitindo um senso errôneo de patriotismo simplificar demais a história de soldados realizando secretas ações militares no Sudeste Asiático. Como as imagens da televisão exposta aos horrores da guerra para os americanos , o retrato romântico do filme de " entusiasta " otimismo era frequentemente citado como um exemplo de como completamente fora de contato Wayne e muitos de seus colegas conservadores estavam com as complexidades do conflito.

Depois que ele finalmente ganhou o Melhor Ator Oscar de True Grit (1969) sua carreira declinou. Chisum (1970), parece ter pouco a ver com Wayne , foi lançado com críticas mistas e de negócios moderado. Rio Lobo (1970) recebeu muito pobre recepção crítica e provou ser um fracasso comercial . Big Jake (1971) , inflado com cenas de ação gráfico e muito humor, feitas duas vezes mais dinheiro que um dos dois filmes anteriores . No entanto, O Dallas Cowboys (1972) se esforçou para encontrar uma audiência quando foi lançado, apesar do facto de ter recebido críticas positivas e apresentou um desempenho muito diferente da Wayne como um pecuarista de envelhecimento. Os ladrões de trem (1973) foi em grande parte esquecível e Cahill U. S. Marechal (1973) rendeu-lhe o seu pior revisões desde O Conquistador (1956). Suas tentativas de emular Clint Eastwood como um detetive durão geralmente eram ridicularizadas devido a sua idade , o aumento do peso e da natureza previsível das parcelas. McQ (1974) foi apenas um sucesso moderado e Brannigan (1975) , embora fosse uma imagem melhor , fez ainda menos dinheiro. A sequela True Grit (1969) intitulado Rooster Cogburn (1975) , co-estrelado Katharine Hepburn, foi gravemente insultado , mas conseguiu ser um hit . Pela primeira vez, Wayne deu uma reflexão séria para a reforma , no entanto , ele foi capaz de fazer um último filme , uma história dura de um pistoleiro de morrer de câncer chamado O Shootist (1976) que, apesar de Wayne recebeu algumas das melhores críticas de sua carreira , lutou para conseguir seu dinheiro de volta .

Wayne não servir na II Guerra Mundial , ao contrário de muitos de seus pares , incluindo William Holden, James Stewart, Clark Gable, Tyrone PowerE Henry Fonda. Este tem sido controverso , especialmente à luz do seu direito de posições políticas e seu apoio incondicional para a Guerra do Vietnã, e levou a acusações de que ele era um trapaceiro projecto . Wayne foi toda a sua carreira um torcedor muito vocal dos militares , o anti- comunismo e ao Partido Republicano. Durante a Guerra do Vietnã criticou os jovens que foram para a Canda e Europa de se esquivar do projecto, chamando-os de covardes, e fortemente criticada Fonda e Donald Sutherland por seu ativismo contra a guerra. Wayne tinha 34 anos quando os Estados Unidos entraram na Segunda Guerra Mundial, e solicitou um adiamento de casado e pai de quatro filhos. É notável que o democrata inúmeras outras celebridades casadas e com filhos , como o ativista de 37 anos liberal Henry Fonda, serviu com distinção durante todo o conflito . De acordo com uma recente biografia do diretor John Ford, Wayne estava preocupado que o seu serviço militar poria em perigo a sua carreira em Hollywood. iria com freqüência atacá-lo por seu fracasso em se inscrever , chamando-o de covarde e comparando-o desfavoravelmente com atores que não desobedecer ao projecto , tais como Stewart. Em certa ocasião, ao visitar as tropas de combate dos EUA , Wayne foi rumores de ter sido vaiado no palco . Autor Gore Vidal recordar muitos dos seus camaradas ririam filmes Wayne pró-guerra como Voltar para Bataan (1945) e They Were Expendable (1945) ( embora como soldados durante a guerra poderia ter visto o último, que não foi liberado até algum tempo depois da guerra, Vidal não explica ). Em um de seus livros, ele apelidado Wayne de "O Grande Projecto Dodger " . Muitos acreditam constrangimento Wayne sobre esta questão levou-o a assumir a posição de um gavião -super tarde na vida. Dirigiu e atuou em Os Boinas Verdes (1968), o único filme já feito para descaradamente apoiar a Guerra do Vietnã. Mais tarde, ele financiou um documentário com seu próprio dinheiro, Nenhum substituto para a vitória (1970) , que alegou os Estados Unidos estavam perdendo a Guerra Fria , devido à falta de vontade de lutar.

Foi um membro da extrema -direita John Birch Society.

Campanha para Gerald Ford na eleição presidencial de 1976 .

No final do Memorial Day em Knott's Berry Farm em Anaheim, em 1964, Wayne e Rock Hudson ladeado Ronald Reagan como o futuro presidente levou 27 mil adeptos Goldwater em Pledge rugindo of Allegiance .

Em 1965, após sua batalha com câncer de pulmão , Wayne mudou-se de Hollywood para Newport Beach , onde viveu até sua morte 14 anos depois. Sua casa foi demolida depois que ele morreu .

Durante a década de 1960 Wayne viajou para o Panamá. Durante este tempo , a estrela teria comprado a ilha de Taborcillo largo da costa principal do Panamá. Foi vendido por seus bens após sua morte e mudou muitas mãos antes de ser aberto como uma atração turística.

Lauren Bacall uma vez lembrou que, enquanto Wayne mal conhecia o marido Humphrey Bogart em tudo, ele foi o primeiro a mandar flores e bons desejos após Bogart foi diagnosticado com câncer de esôfago , em janeiro de 1956.

Junto com Humphrey Bogart, Wayne foi considerado como o maior fumante de Hollywood , sustentando cinco maços de Camel sem filtro até sua primeira batalha com o câncer em 1964. Enquanto se recuperava da perda de seu pulmão , ele começou a mastigar tabaco e, em seguida ele começou a fumar charutos .

Ele perdeu o papel de liderança na O Pistoleiro (1950) para Gregory Peck por causa de sua recusa a trabalhar para a Columbia Pictures , após Columbia chefe Harry Cohn tinha maltratado anos antes como um jogador de contrato novo. Cohn tinha comprado o projeto de Wayne , mas rancor Wayne era muito profundo, e Cohn vendeu o roteiro para a Twentieth Century -Fox, que lançou Peck no papel de Wayne queria muito , mas se recusou a curvar para. Quando a Câmara Reno de Comércio chamado Peck do estrela topo ocidental em 1950 e lhe presenteou com o prêmio Spurs Silver , uma Wayne indignado, disse : "Bem, quem diabos decidiu que você era o melhor cowboy do ano? ".

Em seu testamento foram as instruções que, por causa de seu câncer de pulmão , nenhum filme dele fumar deve nunca ser mostrado novamente . O diretor da Obrigado por Fumar (2005), Jason Reitman, Tinha de petição da família Wayne , a fim de permitir que ele use uma cena de Sands of Iwo Jima (1949), no qual o personagem de Wayne , o sargento. Atacante, sobrevive a batalha apenas para ser morto por um atirador depois de acender um cigarro. Depois de mostrar -lhes o roteiro e descrever-lhes o que o filme era sobre a família concordou em permitir que a cena a ser mostrada.

Ele ficou gravemente queimado durante as filmagens 3 Godfathers (1948) e foi hospitalizada brevemente .

Robert Aldrich, Então presidente do Directors Guild of America , declarou em apoio à concessão da do Congresso Medalha de Ouro de Wayne , em 1979 : "É importante que você saiba que eu sou um democrata social e, ao meu conhecimento , nenhuma parte dos pontos de vista políticos esposada por Duke. Contudo, se ele está mal disposto ou saudável , John Wayne é muito além do normal político afiado- tiroteio em uma comunidade. Por causa de sua coragem, sua dignidade, sua integridade, e por causa de seu talento como ator, sua força como líder, seu calor como um ser humano ao longo da sua ilustre carreira , ele tem direito a um local único em nossos corações e mentes. Nesta indústria , muitas vezes as pessoas julgam , às vezes injustamente, perguntando se eles pagaram suas dívidas . John Wayne pagou suas dívidas mais e mais, e eu estou orgulhoso de considerá-lo um amigo, e sou muito a favor do meu Governo reconhecer de alguma forma importante a contribuição que o Sr. Wayne fez. ".

Ele considerou Rio Bravo (1959) como o filme marca sua transição para a meia-idade. Aos 51 anos Wayne estava começando a ficar com excesso de peso e acreditava que ele estava velho demais para jogar a ligação romântica mais. Seus últimos quatro filmes desde The Searchers (1956) tinha sido vencido, e ele sentiu a única maneira de manter o público chegando foi para voltar a jogar "John Wayne " em todos os filmes .

Quebrou a perna enquanto filmava Legend of the Lost (1957).

Durante a eleição presidencial de 1968 Wayne narrou uma propaganda de televisão difamando o candidato democrata Hubert H. Humphrey. O comercial foi tão polêmico que o Comitê Nacional Republicano teve que parar com isso sendo mostrado , após milhares de reclamações.

Apropriadamente, Wayne foi enterrado em Orange County, o bairro mais republicano nos Estados Unidos . Os moradores conservadores admirava Wayne tanto que nomeou seu aeroporto internacional , depois dele . É cerca de quatro quilômetros do cemitério onde ele está enterrado.

Ao mesmo tempo Wayne foi considerado para Rock HudsonÉ papel de fazendeiro Bick Benedict em George Stevens" epopeia ocidental Gigante (1956).

Ele tinha a intenção de fazer uma trilogia de filmes com o personagem Rooster Cogburn , mas o terceiro filme foi cancelado após Rooster Cogburn (1975) provou ser apenas sucesso um moderado nas bilheterias . O terceiro filme se destinava a ser chamado de " Sometime " .

Em meados da década de 1930 Wayne foi contratado pela Columbia Pictures para fazer westerns vários para sua unidade de "B". chefe da Columbia Harry Cohn, Um homem casado , logo tem a idéia de que Wayne fez um passe em uma estrela de Columbia , com quem Cohn estava tendo um caso . Quando confrontado Wayne sobre isso Wayne negou, mas Cohn chamados executivos em outros estúdios e disse-lhes que Wayne iria aparecer para bêbado trabalhar, era um mulherengo e encrenqueiro e pediu que eles não contratá-lo. Wayne não funcionou durante vários meses depois, e quando ele descobriu que Cohn tinha feito, ele estourou em escritório de Cohn em Columbia, agarrou-o pelo pescoço e ameaçou matá-lo . Depois de ter esfriado , disse Cohn que " enquanto eu viver, eu nunca vai funcionar um dia para você ou Colômbia , não importa o quanto você me oferecer. " Mais tarde, depois que Wayne se tornou uma grande estrela , ele recebeu várias ofertas de filmes lucrativos de Columbia, incluindo a liderança na O Pistoleiro (1950) , que ele recusou frio. Mesmo depois de Cohn morreu em 1958 , Wayne ainda se recusava a receber qualquer oferta que seja da Columbia Pictures , incluindo vários que teria de pagar -lhe mais do que aa milhões de dólares.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, emitiu uma proclamação fazendo 26 de maio de 2007 "John Wayne Day " , na Califórnia.

Comprou um iate de 135 pés chamada "O Ganso Selvagem " em 1962. Wayne concordaram em fazer Circo do Mundo (1964), um filme que ele odiou , só assim ele poderia navegar o navio para a Europa.

Sofreu um derrame em 1974 , razão pela qual ele pode ser visto conversando ao lado de sua boca Brannigan (1975) e Rooster Cogburn (1975).

Em 1962 ele foi pago um recorde de US $ 250 mil por quatro dias de trabalho em The Longest Day (1962), e no ano seguinte, ele foi pago o mesmo valor para dois dias de trabalho em The Greatest Story Ever Told (1965).

Em 20 de agosto de 2007, o governador republicano da Califórnia Arnold Schwarzenegger ea Primeira Dama Maria Shriver anunciou que Wayne será introduzido no Hall Califórnia da Fama localizado no Museu da Califórnia de História , da Mulher e as Artes, em Sacramento , em 5 de dezembro de 2007.

Ele tem 25 aparições no Top 10 em bilheterias dos EUA : 1949-1957 e 1959-1974 .

Depois de ser submetido a cirurgia principal do pulmão em 1964 , Wayne às vezes tem que usar uma máscara de oxigénio para respirar durante o resto de sua vida. Um tanque de oxigênio foi mantida sempre em seu trailer nos locais. Seus problemas de respiração foram particularmente graves nos aviões, e durante as filmagens True Grit (1969) e Rooster Cogburn (1975), devido à altitude elevada. Nenhuma fotografia foram autorizados a ser tomadas pela imprensa da respiração veterano através de uma máscara de oxigênio.

Muitas vezes indicado como ele desejava que sua primeira indicação ao Oscar foi para Ela usava uma fita amarela (1949) , em vez de Sands of Iwo Jima (1949).

Classificado # 11 em 100 Pessoas Mais Influentes da História do Cinema , segundo os autores do site Film Web 100.

Ele tem 25 aparições no Top 10 em bilheterias dos EUA : 1949-1957 e 1959-1974 .

Antes de fazer The Big Trail (1930) , diretor Walsh disse Wayne para ter aulas de representação . Wayne devidamente levou três aulas, mas desistiu quando o professor lhe disse que ele não tinha talento .

Ele era um membro da National Rifle Association (NRA ).

Dublador Peter Cullen base a voz de seu personagem mais famoso , heróico líder dos Autobots Optimus Prime a partir de Transformadores (2007), na voz de John Wayne.

No final de 1970 Wayne fez uma série de comerciais para o Great Western Savings Bank , em Los Angeles. O dia após a primeira ao ar, um homem entrou em uma agência do Banco GW em West Hollywood com uma mala, pediu para ver o gerente do banco , e quando ele foi mostrado à mesa do gerente, ele abriu a mala para revelar $ 500.000 em dinheiro . Ele disse: " Se o seu banco é bom o suficiente para John Wayne, é bom o suficiente para mim. " Ele tinha acabado de fechar seus negócios e contas pessoais em um banco rival no fim da rua e caminhou para o ramo GW para abrir contas lá porque John Wayne teve a endossou.

O ator e mais tarde governador da Califórnia Arnold Schwarzenegger citou Wayne como modelo de sua infância.

Em 25 de janeiro de 1950 , ele se tornou a estrela da 125 para colocar a mão e pegadas fora Grauman's Chinese Theatre.

Sua vitória de Oscar para True Grit (1969) era amplamente visto como mais um prêmio , uma vez que sua atuação tinha sido criticada como over-the -top e Hammy . Em seu artigo revista Reader's Digest na Wayne de outubro de 1979, Ronald Reagan escreveu que o prêmio foi tanto em reconhecimento a toda sua carreira , e para compensar o não recebimento de candidaturas para Red River (1948), Ela usava uma fita amarela (1949) e The Searchers (1956).

O Shootist (1976) é considerado o melhor filme de final de qualquer grande estrela, só rivalizado por Clark Gable' papel s em Os Desajustados (1961) e Henry Fonda' papel s em Em Lagoa Dourada (1981).

Durante sua carreira, seus filmes arrecadaram um número estimado de meio bilhão de dólares em todo o mundo .

Spoilers: Dos perto de 200 filmes Wayne feitos , morreu em apenas oito : Reap Wind the Wild (1942) (ataque de polvo) , Os militares americanos de combate (1944) ( tiro / explosão), Despertar da Bruxa Vermelha (1948) ( afogamento), Sands of Iwo Jima (1949) ( tiros ), A Alamo (1960) ( explosão / lance) , The Man Who Shot Liberty Valance (1962) ( causas naturais ), O Dallas Cowboys (1972) ( tiros ) e O Shootist (1976) ( ferimentos de espingarda ). Seu destino em O Chase Mar (1955) é indeterminado - ele pode ter morrido quando o navio afundou, ou ele (e Lana Turner) pode ter feito chegar à praia.

Seu pai morreu de um ataque cardíaco março 1937 .

Ele queria muito o papel de Wild Bill Hickok em O camponês (1936) , que ele tinha certeza faria dele uma estrela , mas o diretor Cecil B. DeMille queria Gary Cooper em vez disso.

Michael Caine lembrou em sua autobiografia de 1992 " What's It All About ? , que Wayne lhe deu dois conselhos quando eles se conheceram em Hollywood no início de 1967. Em primeiro lugar, sobre o ator , Wayne disse a ele: "Fale baixo , fale devagar e não falar demais . " Então Wayne acrescentou: "E nunca usar sapatos de camurça . Uma vez eu estava levando uma mijada quando um rapaz ao meu lado se virou e disse: ' John Wayne! ", e mijou todo o meu sapato. " .

Sua primeira esposa, Josephine Alicia Saenz morreu de câncer em 2003, na idade de 94.

Atores Steve McQueen, Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Bruce Willis e Chuck Norris todos citados Wayne como uma grande influência sobre eles, tanto profissionalmente quanto pessoalmente . Como Wayne, cada homem chegou à fama jogando homens de ação heróica. Além disso, como Wayne , cada homem é um defensor de causas conservadoras eo Partido Republicano, sendo a excepção McQueen que, apesar de um republicano ao longo da vida , morreu em 1980.

Supostamente deu Sammy Davis Jr. o chapéu de cowboy primeiro que ele nunca usou em um filme.

Depois de deixar o palco, durante a 1979 do cerimônia de Academy Awards , ele foi saudado por seu velho amigo Sammy Davis Jr., Que lhe deu um abraço de urso. Davis disse mais tarde a um amigo, ele lamentou , abraçando Wayne tão duro em sua condição frágil. Mas Davis foi dito : " Duque não teria perdido aquele abraço para nada "( A idéia de um 125Lb Sammy Davis Jr. se preocupar com a abraçá-lo " muito duro ", foi um triste comentário sobre a saúde de falha de Wayne ).

Wayne foi convidado para ser o candidato para democrata do Alabama governador George Wallace em 1968, mas Wayne veementemente rejeitado a oferta ea campanha ativamente para Richard Nixon. Ele se dirigiu a Convenção Nacional Republicana no dia da abertura , em agosto de 1968.

Em seus últimos anos de John Wayne viveu perto de Newport Beach , ao sul de Los Angeles, onde ele tinha uma casa de praia e um iate, o ganso selvagem . foi demolida , mas o velas Wild Goose diante. É agora um passeio de barco que oferecem cruzeiros do jantar para os fãs de John Wayne jovens e velhos . Construído a partir de um caça-minas da Marinha aposentado, o interior de costume do iate de madeira polida quase todos os lugares que você olhar. Foi lá que em seus anos mais tarde, o Duque frequentemente entretidos, hospedagem jogos de cartas com seus bons amigos Dean Martin, Sammy Davis Jr., e outros grandes nomes de estrelas da época.

Em 18 de maio de 1953 , durante o processo de divórcio de sua segunda esposa Esperanza Baur, o rendimento anual de Wayne bruto foi publicamente revelado para ser $ 502.891 .

Era um fumante inveterado. Depois que ele morreu de câncer pulmonar, seu filho, fez questão de não metragem licença dele fumar cigarros. Uma exceção foi feita para uma cena em Obrigado por Fumar , uma sátira da indústria do tabaco .

Visitadas Stepin Fetchit no hospital em 1976, depois que o ator havia sofrido um derrame cerebral que encerrou sua carreira .

Ele considerou Maureen O'Hara um de seus melhores amigos e um amigo de verdade , ao longo dos anos, ele foi mais aberto para ela do que ninguém , quando perguntado sobre ela, ele sempre respondia "The Greatest cara que eu já conheci "Eles eram amigos há 39 anos , de 1940 até sua morte em 1979. Hoje Maureen O'Hara é considerado o seu senhora melhor líder , que olhou em cinco filmes juntos.

Pouco depois de sua morte em 1979 , a Great Western Savings Bank ergueu uma maior-que- vida estátua de bronze do "The Duke" ( montado em um cavalo ) fora de sua sede histórica de forma oval em 8484 Wilshire Boulevard, em Beverly Hills. Embora o grande edifício de Ocidental foi comprada por Larry Flynt apenas 5 anos mais tarde (que desencadearam discussões sobre a mudança da estátua para Orange County) , a estátua está ainda em sua posição original como um tributo ao "The Duke" e um lembrete de Grande do edifício História ocidental.

Ele apareceu em pelo menos um filme todos os anos de 1926-1976 .



Personal Quotes
Nunca confie em um homem que não bebe.

[ em Harvard em 1974 , ao ser perguntado se o então presidente Richard Nixon já o aconselhou sobre a produção de seus filmes ] Não, todas elas foram bem sucedidas.

[ sobre a apresentação do Oscar de Melhor Filme em 1979 ] Oscar e eu temos algo em comum. Primeiro Oscar veio para o cenário de Hollywood em 1928. Assim fez I. Estamos ambos um weatherbeaten pouco, mas ainda estamos aqui e planejam estar em torno de um lote inteiro mais.

Quando as pessoas dizem que uma de John imagem Wayne recebeu críticas ruins , eu sempre me pergunto se eles sabem que é uma frase redundante, mas o inferno, eu não me importo. As pessoas gostam de minhas fotos e isso é tudo que importa.

[ Quando lhe perguntaram se ele acreditava em Deus ] Deve haver algum poder superior ou de que outra forma faz todo o trabalho este material?

[Time entrevista Magazine , 1969 ] Eu gostaria de ser lembrado, também. . . os mexicanos têm uma frase, " Feo fuerte y formal ". O que significa que ele era feio, forte e tinha dignidade.

poema [ " The Sky ", que ele leu em 1969 o seu " Rowan & Martin 's Laugh -In " (1967) aparência] O céu é azul , a grama é verde. Levanta sua bunda e se juntar aos fuzileiros navais .

[ ao aceitar seu Oscar para a True Grit (1969) ] Se eu soubesse que isso era tudo o que levaria , eu teria que colocar esse tapa-olho em 40 anos.

Eu sou um ator americano. Eu trabalho com minhas roupas . Tenho que fazer. Montando um cavalo pode ser muito duro em suas pernas e alhures .

[ sobre os nativos americanos :] Eu não sinto que fizemos de errado em tomar esse grande país longe deles. Havia um grande número de pessoas que precisavam de novas terras e os índios egoisticamente tentar mantê-lo por si mesmos.

Quando eu comecei , eu sabia que não era ator, e eu fui trabalhar nesta coisa Wayne. Era como deliberada uma projeção como você nunca vai ver. Achei que precisava de um chamariz, para que eu sonhei a fala arrastada , o estrabismo e uma maneira de mudar a intenção de sugerir que eu não estava olhando para o problema , mas que tão logo jogar uma garrafa em sua cabeça que não . Eu pratiquei na frente de um espelho.

O comunismo é obviamente ainda uma ameaça. seres humanos, com direito ao seu ponto de vista. . .

[ Ao ser perguntado sobre o seu " cabelo falso " em Harvard em 1974 ] Não é falso. É o cabelo real. É claro que não é meu , mas é real.

Eu nunca tive um problema maldito artística na minha vida , nunca, e eu tenho trabalhado com o melhor deles . John Ford não é exatamente um vagabundo, é ele? No entanto, ele nunca me deu qualquer esterco sobre a arte . Ele só fez filmes e é isso que eu faço.

Cacete , eu sou os homens são feitos de material !

Eu fui oprimido pelo sentimento de amizade, camaradagem e fraternidade. . . DeMolay terá sempre um lugar no fundo do meu coração.

[ no Oscar ] Você não pode comer adjudicaçãos - ou, mais precisamente, in beber " .

Eu fiz a minha mente que eu ia jogar um homem de verdade com o melhor de minha capacidade. Senti muitas das estrelas ocidental dos anos vinte e trinta foram muito maldita perfeito. Eles nunca bebeu ou fumou . Eles nunca quis ir para a cama com uma garota linda. Eles nunca tiveram uma briga. Um pesado pode lançar uma cadeira para eles, e eles simplesmente olhou surpreso e não lutar com esse espírito . Eles eram muito maldito doce e puro a ser lutadores sujo. Bem, eu queria ser um lutador sujo, se essa era a única maneira de lutar. Se alguém joga uma cadeira em você , o inferno, você pega uma cadeira e cinto -lo de volta . Eu estava tentando jogar um homem que fica suja , que transpira , por vezes, que gosta de beijar uma garota que ele gosta , que se irrita , que luta limpa, sempre que possível, mas vai lutar sujo se ele tem que . Você poderia dizer que eu era o herói ocidental um jagunço .

[ na América ] Eu posso te dizer por que eu a amo. Eu tenho um desejo de sua dignidade. Eu olho para o rosto maravilhosamente clássico, e vejo escondido em si um sentido de humor que eu adoro. Eu acho que de maravilhoso , emocionante, coisas decentes , quando eu olhar para ela. . .

Coragem é ter medo da morte - e sobrecarregando -se de qualquer maneira.

Me ater aos temas simples. Love. Ódio. Não nuances. Eu fico longe de cenas psicanalista sofá. Sofás são bons para uma coisa.

Cada país no mundo amou o folclore do ocidente - a música , o vestido, a emoção , tudo o que foi associado com a abertura de um novo território. Isso pegou todos de seu próprio mundinho . O vaqueiro durou cem anos , criaram mais canções e prosa e poesia do que qualquer figura folclórica outra . O mais próximo era o samurai japonês. Agora, eu pergunto quem vai continuá-lo.

Sou um homem de demonstração, um bebê selecionador superior , um abraço e um beijo - essa é a minha natureza.

Eu não agir. . . Eu reajo .

Eu tenho encontrado um certo tipo chama-se um liberal. . . Agora eu sempre achei que era um liberal. Eu vim muito surpreso uma vez, quando eu descobri que eu era um extremista de direita conservadora , quando eu escutei o ponto de todos de vista que eu já conheci, e decidiu, então, como devo me sentir . Mas esse chamado novo grupo liberal , Jesus , nunca ouvir seu ponto de vista . . .

Houve um monte de histórias sobre como eu comecei a ser chamado de Duke. Um deles era que eu fazia o papel de um duque numa peça da escola - que eu nunca fiz . Às vezes, eles ainda disseram que eu era descendente da realeza! Foi tudo um monte de lixo. Hell , a verdade é que eu fui nomeado após um cão!

Westerns estão mais perto de arte do que qualquer outra coisa no negócio do cinema.

Devemos sempre olhar para o futuro . Amanhã - o tempo que dá a um homem apenas mais uma chance - é uma das muitas coisas que eu sinto é maravilhoso na vida. Então é um bom cavalo em você. Ou fogueira a só para milhas ao redor. Ou uma noite tranquila e um pedaço macia agradável de terra para dormir. A mãe de conhecê-la primeiro-nascido . de uma criança chamando o pai pela primeira vez . Há um monte de coisas sobre a vida. Mas acho que amanhã é a coisa mais importante . Vem para nos à meia-noite muito limpo. É perfeito quando ele chega e se coloca em nossas mãos. Ele espera que nós aprendemos alguma coisa de ontem.

Eu não quero o governo a tirar a minha dignidade humana e assegurar -me qualquer coisa mais do que uma normal de segurança . Eu não quero esmolas.

Eu não acho que um cara deve ser capaz de se sentar de costas e receber o bem-estar . Eu gostaria de saber por que idiotas bem-educado manter desculpando-se por as pessoas preguiçosas e reclamando que pensam que o mundo deve-lhes a vida. Eu gostaria de saber por que inventar desculpas para covardes que cuspir na cara da polícia e , em seguida, correr atrás das judicial irmãs soluçar. Eu não consigo entender essas pessoas que carregam cartazes para salvar a vida de um criminoso , ainda não têm o pensamento para a vítima inocente.

Eu quero jogar um homem de verdade em todos os meus filmes, e eu definir a masculinidade simplesmente : os homens devem ser resistentes , justa e corajosa , nunca mesquinho , nunca olhando para uma luta , mas nunca desistindo de qualquer um.

Eu não quero nunca para aparecer em um filme que possa envergonhar o espectador . Um homem pode levar sua esposa , mãe e filha de um dos meus filmes e nunca se envergonhado ou embaraçado para ir .

Eu sou um antiquado, honestidade e bondade , agitando bandeiras patriota.

Você não pode lamentar-se e dor de barriga porque alguém tem uma boa pausa e você não fez.

Eu acho que o estrondo do liberalismo irresponsável. . . está sendo acalmado por um público de raciocínio. Eu acho que o pêndulo está de volta. Estamos lembrando que o passado não pode ser tão ruim. Nós construímos uma nação sobre ele. Temos de olhar para o amanhã.

Muito poucos dos chamados liberais têm a mente aberta . . . eles gritam pra baixo e não vai deixar você falar se você não concorda com eles.

Algumas pessoas me dizem que tudo não é a preto e branco. Mas eu digo por que diabos não?

High Noon (1952) foi a coisa mais anti-americano que eu já vi em toda minha vida . A última coisa na foto é ol Coop [Gary Cooper] colocar o emblema do Unidos marechal Estados , sob o pé e pisar nele. Eu nunca vou me arrepender de ter roteirista [run Carl Foreman] Para fora do país.

Deus, como eu odeio funerais solenes. Quando eu morrer , leve-me para uma sala e me queimar. Então, minha família e alguns bons amigos devem ficar juntos, ter uma cintos alguns bons , e falar sobre o tempo velho louco todos nós tivemos juntos.

Eu sempre tive fé profunda que existe um Ser Supremo, tem que haver . Para mim, isso é apenas uma coisa normal ter esse tipo de fé . O fato de que Ele me deixe ficar em torno de mim um pouco mais, ou ela deixa-me ficar por um pouco mais, certamente vai grande comigo - e eu quero ficar por enquanto eu sou saudável e não no caminho de ninguém .

Eu tenho tentado viver minha vida para que minha família me ama e meus amigos me respeitam. Os outros podem fazer o que bem lhes aprouver.

eu não sou um homem bonito como Cary Grant, Que vai ser bonito aos 65 anos. Eu posso ser capaz de fazer algumas coisas mais homem-mulher , antes que seja tarde demais, mas e depois? Eu nunca quero jogar silly velhos que perseguem as raparigas , como algumas das estrelas que estão fazendo. Eu tenho que ser um diretor - Esperei todos estes anos para ser um. A Alamo (1960) vai dizer que o meu futuro .

[ em Os Boinas Verdes (1968) ] Quando eu vi o que os nossos garotos estão passando - o inferno - e como a moral estava segurando , eo trabalho que eles estavam fazendo , eu sabia que tinha que fazer essa foto.

Tenho certeza de que o conceito de uma reserva estatal teria um efeito mal a ninguém. Mas isso parece ser o que os socialistas estão a trabalhar para agora - para que todos atendidos a partir do berço ao túmulo .

Isto pode vir como uma surpresa para vocês, mas eu não estava vivo quando as reservas foram criados - mesmo que eu olhe que o velho . Eu não tenho nenhuma idéia do que o melhor método de lidar com os índios em 1800 teria sido. Nossos antepassados , evidentemente, achavam que estavam fazendo a coisa certa .

Eu não vou te dar aqueles que eu era -um- pobre -menino- e -eu- puxou - me -acima- de -meu- bootstraps - histórias, mas eu fui sem uma ou duas refeições na minha vida , E eu ainda não esperar que o governo vire qualquer um de seus territórios para mim. Os tempos difíceis não são algo que eu posso culpar meus concidadãos para. Anos atrás, eu não tenho todas as oportunidades também. Mas você não pode lamentar-se e dor de barriga porque alguém mais tem uma boa pausa e você não fez, como esses índios são. Estaremos todos em uma reserva em breve, se os socialistas mantêm grupos subsidiando como -os com dinheiro dos nossos impostos .

Olha, eu tenho certeza que têm as desigualdades sido . Se essas desigualdades afectam actualmente qualquer dos índios agora vivo, eles têm direito a uma audiência judicial. Mas o que aconteceu há 100 anos no país fora não pode ser atribuída a nós hoje.

[ perguntou se os índios americanos deve ser permitido acampar em suas terras em Alcatraz ] Bem, eu não sei de ninguém que quer. Os rapazes que foram retirados com certeza não quero voltar para lá , incluindo os guardas. Assim , tanto quanto eu estou preocupado , eu acho que devemos fazer um acordo com os índios. Eles devem pagar tanto por Alcatraz como nós lhes pagou para Manhattan. Espero que eles não têm sido descuidados com sua wampum .

[ em Super-homem (1978) estrelas Christopher Reeve após conhecê-lo na 1979 Academia Prêmios] Este é o nosso novo homem. Ele está assumindo.

Eu acredito na supremacia dos brancos até que os negros sejam educados a ponto de responsabilidade. Eu não acredito em dar autoridade e posições de liderança e julgamento para pessoas irresponsáveis.

Você já ouviu falar de alguns companheiros que primeiro veio a este país? Você sabe o que eles acharam ? Eles encontraram um deserto uivante , com verões congelamento muito quentes e invernos , e também encontraram alguns personagens desagradável pouco que pintaram seus rostos. Você acha que esses pioneiros preenchido número de formulário X6277 e enviou um relatório dizendo que os índios eram um pouco razoável ? Será que eles têm seguro para a velhice , para as suas culturas , para as suas casas? Eles não ! Eles olharam para a terra ea floresta , e os rios. Eles olharam para suas esposas, seus filhos e suas casas , e então olhou para o céu e disse: "Obrigado , Deus , vamos levá-lo a partir daqui. "

Não , nem por um minuto cometer o erro de olhar para baixo de seu nariz em westerns. Eles são arte - os bons, eu quero dizer. Elas lidam com a vida ea morte súbita e instintos primitivos , e com as emoções básicas - amor , ódio e raiva - jogados dentro Teremos westerns filmes , enquanto as câmeras continuam girando. o Velho Oeste nunca vai morrer. E enquanto as pessoas querem pagar para me ver atuar , eu vou continuar fazendo westerns até o dia que eu morrer.

Se não tivesse sido para o futebol eo fato de que eu tenho a minha perna quebrou e teve que ir para o cinema para comer, porque, quem sabe, eu poderia ter virado para fora para ser um democrata liberal.

[ sobre o porquê ele nunca escreveu uma autobiografia ] Aqueles que gostam de mim já me conhecem , e aqueles que não gostam de mim não gostaria de ler sobre mim mesmo.

Eu não acho que John Ford teve qualquer tipo de respeito por mim como ator até que eu fiz Red River (1948) para Howard Hawks. Eu nunca tinha certeza que ele pensou em mim como ator . Eu sei que agora, embora. eu finalmente ganhou um Oscar para o meu papel como Rooster Cogburn em True Grit (1969), Ford apertou minha mão e disse que o adjudicação era muito atrasada me tanto quanto ele estava preocupado. Logo em seguida, eu sabia que ele me respeitava como ator desde Diligência (1939), embora ele não tivesse me deixado saber. Ele me contou mais tarde o seu louvor mais cedo, poderia ter ido para a minha cabeça e me fez vaidosa, e foi por isso que ele nunca me disse nada , até o momento certo .

Eu faço John Wayne, em cada imagem , independentemente do personagem, e eu tenho feito tudo certo, não tenho?

Fale baixo , fale devagar e não falar demais.

Essa panelinha lá no Oriente tem tido uma grande satisfação pessoal revendo minha posição política , em vez das minhas fotos . Mas um dia os liberais doutrinários vai acordar para encontrar o pêndulo oscilou para o outro lado .

Eu estava 32 nas pesquisas de bilheteria quando eu aceitei a presidência da Aliança. Quando deixou o cargo oito anos mais tarde , de alguma forma as pessoas que compram os bilhetes fizeram-me o número um.

[ em Frank Capra] Eu gostaria de ter esse filho Dago da puta e rasgá-lo em milhões de pedaços e jogá-lo no oceano e vê-lo flutuar de volta à Sicília, onde ele pertence.

A televisão tem uma tendência para chegar um pouco. Na sua westerns, eles estão ficando longe da simplicidade eo fato de que aqueles homens estavam lutando contra os elementos e a crueza da natureza e não tenho tempo para isso sofá trabalho.

Minas é uma rebelião contra a monotonia da vida. A rebelião nestas crianças , em especial o SDS -dores e os grupos , parece ser uma espécie de dissidência de cor.

Basta pensar nisso . A Alamo não foi uma banda de apenas 185 homens de várias nacionalidades e religiões , todos unidos em uma causa comum para a liberdade. Os 185 homens morreram 1.000 de homens Santa Anna, antes de morrer. Mas eles sabiam que passaram suas vidas para o tempo precioso Sam Houston necessário.

[ sobre a lista negra dos estúdios de supostos "subversivos" , em Hollywood ] Se for para o FBI, eu farei qualquer coisa para eles. Se eles querem que eu vou mesmo ser fotografado com um agente e apontar um comunista para eles. Informe o Sr. Hoover [ director do FBI J. Edgar Hoover] Eu estou do seu lado.

Você sabe , eu ouço todo mundo falando sobre a diferença entre gerações. Sinceramente , às vezes eu não sei o que eles estão falando. Caramba , agora que eu deveria saber um pouco sobre isso, se eu estou indo nunca . Eu tenho sete filhos e 18 netos e não me parecem ter qualquer dificuldade em falar com nenhum deles. Nunca tive, e eu não pretendo começar agora.

[ Em O Conquistador (1956) ] A forma como o roteiro lê, esta é uma imagem de cowboy, e é assim que eu vou jogar Genghis Khan. Eu o vejo como um pistoleiro .

[1979], eu conheci Fonda desde que ela era uma garotinha. Eu nunca concordei com uma palavra que ela disse, mas daria a minha vida defendendo seu direito de dizê-lo.

Isso [ RedfordRobert Redfordcompanheiro ] é boa. Brando [Marlon Brando]. Ah, Patton (1970) - George Scott C.. Mas o melhor do grupo é Garner - James Garner. Ele pode jogar qualquer coisa. westerns Comédia, drama - o nome dela. tenho a dizer Garner é o melhor em torno de hoje . Ele não precisa dizer nada - apenas faça uma cara e você sucumbe.

Para mim, A Quadrilha Selvagem (1969) foi de mau gosto. Teria sido uma boa imagem sem o derramamento de sangue . Fotos ir longe demais quando usam esse tipo de realismo, quando eles têm tiros de sangue jorrando e dentes voando, e quando eles jogam do fígado fora para torná-lo parecido interior das pessoas. " A Quadrilha Selvagem "foi um dos primeiros a ir tão longe no realismo , eo curioso foi vê -lo. Isso pode fazer os banqueiros e promotores de ações acho que é um ingrediente necessário para filmes de sucesso. Eles parecem esquecer o princípio básico do nosso negócio - ilusão. Estamos no negócio de magia. Eu não acho que isso fere uma criança para ver qualquer coisa que tenha a ilusão de violência nela. Todos os nossos contos de fadas têm algum tipo de violência - o bom cavaleiro montando para matar o dragão , etc Por que temos que mostrar o cavaleiro espalhando entranhas da serpente por toda a montanha dos doces?

Eu li em algum lugar que eu costumava fazer B- retratos. Inferno, eles foram muito mais longe no alfabeto do que isso. . . mas não tão distante para baixo como R e X. Eu acho que qualquer homem que faz uma imagem X-rated deveria ser feito para tomar sua própria filha para vê-lo .

Parafuso ambigüidade. ea corrupção mascarada como ambigüidade. Eu não confio em ambigüidade.

Eu não estou pregando um sermão do monte , você sabe. Esta é apenas minha opinião. Mas parece -me que quando a nossa indústria tem vulgar e barata, nós começamos a perder nossos clientes regulares. Claro, as pessoas são curiosas , e vou ver alguma coisa provocativa uma vez - talvez até quatro ou cinco vezes - mas, eventualmente, eles vão ficar televisão em casa e assistir . Usou-se ser este pequeno francês em Hollywood , que fez todos esses filmes risqué. . . o que diabos era o nome dele ? . . . Lubitsch [Lubitsch, que na verdade era alemão] ! Ele podia fazer fotos tão arriscado como qualquer coisa que você verá hoje , mas fê-lo com gosto e ilusão. A única tristeza em meu coração para o nosso negócio é que nós estamos tendo a ilusão de fora dele. Afinal, é muito difícil levar sua filha para ver Garganta Profunda (1972).

Não que eu pensava em tornar-se uma música e dança o homem , mas, como a maioria dos jovens atores , eu queria jogar uma variedade de papéis . Lembro-me de andar pela rua um dia , resmungando para mim mesmo sobre a forma como minha carreira estava indo, quando de repente eu colidi Will Rogers. " Qual é o problema , o duque ? " , ele perguntou, e eu disse que as coisas não estavam indo tão bem. "Você trabalha ? " , ele perguntou, e eu disse , "Sim ". " Continuem trabalhando , Duque ", disse ele , sorriu e foi embora.

Acho que era triste que Brando [Marlon Brando] fez o que fez . Se ele tinha algo a dizer , ele deveria ter aparecido naquela noite e declarou seu ponto de vista em vez de tomar alguma menina desconhecida e vesti-la em uma roupa indiana. O que ele estava fazendo era tentar evitar o problema que estava realmente em sua mente, que era a história provocativa de Ultimo tango um Parigi (1972). . . Vamos apenas dizer que eu não tenha feito um ponto particular de ver aquela foto especial . Brando é um dos melhores atores que tivemos no negócio, e eu só estou arrependido de não ter o benefício dos mais velhos, mais amigos estabelecidas - como eu fiz - para ajudá-lo a escolher o material adequado para a utilização seu talento.

Watergate é um incidente triste e trágico da nossa história. completamente errado , os homens no Watergate . Homem abusou do poder , mas o sistema ainda funciona. Homem abusou do dinheiro, mas o sistema ainda funciona. Homens mentiu e cometido perjúrio , mas o sistema ainda funciona.

É meio triste quando um amor normal do país faz de você um patriota super . Eu acho que temos um país muito maravilhoso, e agradeço a Deus que Ele me escolheu para viver aqui.

[Dezembro 1973] Eles estão tentando crucificar Nixon [Richard Nixon] , mas quando eles estão escrevendo a história deste período, o Watergate não será mais do que uma nota de rodapé. Acredite em mim , eu tenho um grande respeito pela forma bulldogged em que o nosso Presidente tem sido capaz de continuar a administrar este governo , apesar de a imprensa articular liberal - cuja única finalidade é vender papel higiênico e Toyotas - e apesar da políticos ambiciosos que querem negar -lhe a ajuda e encorajamento que um homem precisa para enfrentar os problemas deste país. Eu aprovado Spiro Agnewatitudes 's , mas eu não sabia nada de seus negócios privados. Infelizmente eu estava desapontado ao descobrir seus pés de barro.

A única maneira de obter 520.000 home homens - homens que haviam sido praticamente furtivamente para o Vietnã , em primeiro lugar - era fazer com que a decisão de meu de Haiphong porto . Presidente [Richard Nixon] teve a coragem de tomar essa decisão, e quando o outro lado começou a usar prisãodores da guerra como peões , ele teve que tomar a decisão impressionante de bombardear Hanói . O que ele fez , e então ele trouxe a nossa prisãodores da casa de guerra. Richard Nixon e eu tivemos uma longa convivência . Eu respeitei -o como um homem agradável - ganhar ou perder - ao longo dos anos , e eu acho que ele deveria estar de pé na maior glória hoje por suas realizações. Em vez disso, eles escolheram a culpá-lo para o crescimento gradual da hipocrisia e da ambição individual que fizeram o nosso sistema político desagradável para o público.

[ Em sua separação de terceira esposa Pilar Wayne em 1973 ] Nós temos separado, e é um incidente triste na minha vida. É familiar e pessoal . Eu prefiro mantê-lo dessa maneira.

[1973] Minha build-up foi feito através da exposição constante. Até o momento eu fui no exterior para visitar nossos meninos durante a Segunda Guerra Mundial , eles já haviam visto meus filmes quando eles estavam de volta para casa . Agora seus filhos estão crescidos e seus filhos estão vendo meus filmes. Eu sou parte da família. . . Eu acho que Steve McQueen e Robert Redford tem uma chance de se tornar estrelas duradoura. E certamente que grande garoto - o que diabos é o nome dele ? Jesus, eu tenho muita dificuldade para lembrar o meu próprio nome , às vezes. Ah, você sabe o que eu quero dizer, que grande garoto, o que foi dirigindo alguns de seus próprios filmes ultimamente. Sim, isso é o que - Clint Eastwood!

Uma vez eu estava trabalhando em um filme com Harry Carey e sua esposa Olive [Olive Carey], E eu estava reclamando que está sendo digitado . "Duke ", Ollie disse , "olha o Harry ali ? - você gostaria de ver Harry Carey jogar de outra forma ". " Claro que não, disse eu. "Bem," Ollie disse ", o público americano não quer vê-lo de outra forma , qualquer um. Então acorde , Duke ! Seja o que eles querem que você seja. " Veja, eu não sou contra o Women's Lib . Ollie me deu um conselho muito bom.

John Ford era como um pai para mim, como um grande irmão . Eu soube que ele queria me ver em sua casa em Palm Springs, e quando eu cheguei lá, ele disse : "Oi Duque, para baixo para o velório ? " " Claro que não, "eu disse, "você vai enterrar todos nós. " Mas ele estava tão fraco. Costumávamos ser um triunvirato - Ford , eu e um cara chamado Ward Bond. O dia em que fui para Palm Springs , a Ford disse, "Duke , você sempre pensa em divisão ? " " Todo o tempo, "eu disse. " Bem, vamos tomar uma bebida com Ward, "ele disse. Então eu peguei o brandy, lhe deu um gole e levou um para mim. "Tudo bem, Duke ", disse ele , finalmente, " eu acho que vou descansar um pouco . " Fui para casa , e que foi o último dia Pappy Ford.

[1973] eu fui permitido por mais alguns anos - eu espero. Minha capacidade de pulmão é naturalmente limitado agora, mas eu tinha um conjunto muito bom antes que a doença bateu-me, por isso não é muito perceptível na vida cotidiana.

[ Depois de não conseguir ganhar o Melhor Ator Oscar de Sands of Iwo Jima (1949) ] A melhor maneira de sobreviver a um Oscar é nunca tentar ganhar outro. Você viu o que acontece com alguns vencedores do Oscar. Eles passam o resto de suas vidas girando para baixo scripts enquanto procura o grande papel para ganhar outra. Inferno, eu espero que eu nunca estou mesmo nomeado novamente. É de carne e batata- papéis para mim de agora em diante .

[ em A Alamo (1960) ] Essa foto é a América. Espero que, vendo a batalha do Álamo vai lembrar aos americanos que a liberdade ea liberdade não é barata . Esta foto , bem, acho que fazendo isso fez-me sentir útil ao meu país.

[1960] de repente eu descobri depois de 25 anos eu estava começando tudo de novo. Gostaria apenas de quebrar , mesmo se eu vendi tudo agora.

[ 12/29/64 ] Eu tive câncer de pulmão , o C. grande Mas eu tenho batido o filho da puta . Talvez eu possa dar algum pobre coitado um pouco de esperança de ser honesto. Eu quero que as pessoas saibam o câncer pode ser lambida . meus assessores todos os me disseram que o público não quer que seus heróis do filme associadas com doenças graves como o câncer, que destrói a sua imagem . Bem, eu não me importo muito com imagens, e, mesmo assim, eu teria pensado que era uma muito melhor imagem no fato de que John Wayne tinha câncer e lambeu-o.

[1966] Eu bebo para camaradagem, e quando eu beber por camaradagem, não me preocupo em manter a contagem .

[1962 ] Eu sou um pensador progressista , mesmo que eu não estou na estirpe liberal.

[1971] Obter um checkup. a alguém Fale que você gosta em começar um check-up . alguém Nag que você ama em começar um check-up . E enquanto você está nisso , enviar um cheque para a American Cancer Society. É ótimo estar vivo.

[1971] Bem, você gosta. . . cada figura. . . um motivo diferente. Mas eu acho que o meu favorito será sempre o próximo.

[ na televisão ] não sei se eu amá-lo ou odiá-lo, mas não há certeza de que nunca houve qualquer forma de entretenimento assim. . . isso. . . disponíveis para a raça humana com tão pouco esforço , uma vez que inventou o sexo conjugal.

[1976] E a todos vocês aqui , eu quero lhe agradecer por nos últimos cinquenta anos da minha carreira. E eu espero que eu possa mantê-la mais cinqüenta anos - ou pelo menos até que eu possa obtê-lo direito .

[1979] Ouça , eu falei com o homem lá em cima , em muitas ocasiões e não tenho o que eu sempre tive : a fé profunda que existe um Ser Supremo. Tem que ser, você sabe , é só para mim, isso é apenas uma coisa normal, para ter esse tipo de fé. O fato de que Ele me deixe ficar em torno de um pouco mais , certamente vai muito comigo, e eu quero ficar por enquanto eu sou saudável e não em forma de ninguém.

[ 6 / 78 ] Eu sou um homem ganancioso de idade. A vida tem sido boa para mim, e eu quero um pouco mais do mesmo.

Claro que eu aceno a bandeira americana . Você conhece um melhor bandeira para a vaga ? Claro que eu amo o meu país com todos os seus defeitos . Eu não tenho vergonha disso, nunca foi, nunca será. Fiquei orgulhoso quando o presidente Nixon [Richard Nixon] Ordenou a extracção de Haiphong Harbor, que deveríamos ter feito há muito tempo , porque eu acho que nós estamos ajudando um país pequeno bravo se defender contra a invasão comunista. Isso é o que tentei mostrar no Os Boinas Verdes (1968) e eu levei muito de abuso por parte dos críticos . Você já viu opiniões como essa? Comentários com ódio e maldade. "

[ seu discurso na O 42 º Prêmio Anual da Academia (1970) ( TV) ] Wow! Senhoras e senhores , eu não sou um estranho a esta tribuna. Eu vim aqui e peguei esses homens dourado bonito antes, mas sempre para os amigos. Uma noite, eu peguei dois: um para o almirante John Ford e uma para o nosso amado Gary Cooper. Eu era muito inteligente e espirituoso , naquela noite - a inveja , mesmo , Bob Hope. Mas hoje eu não me sinto muito inteligente , muito espirituoso. Sinto-me muito grata , muito humilde , e eu devo graças a muitas pessoas . Eu quero agradecer aos membros da Academia. Para todos vocês que estão assistindo na televisão , muito obrigado por ter interesse quentes, em nossa indústria glorioso. Boa noite.

Quando você vem bater bater -se contra o problema , ela nunca parece tão ruim se você enfrentá-lo .

Um homem tem que ter um código, um credo para viver, não importa o seu trabalho.

Quando a estrada parece difíceis pela frente , lembre-se do andar de cima do homem e da palavra esperança . Pendurar-se ambos e resistente ele para fora .

Nós cometemos erros ao longo do caminho , mas isso não é motivo para começar rasgando a melhor bandeira que Deus concedeu a qualquer país .

[ em sua terceira esposa Pilar Wayne] Eu posso te dizer por que eu a amo. Eu tenho um desejo de sua dignidade. Eu olho para o rosto maravilhosamente clássico, e vejo escondido em si um sentido de humor que eu adoro. Eu acho que de maravilhoso , emocionante, coisas decentes , quando eu olhar para ela.

O Ocidente - as palavras muito ir direto para o lugar do coração onde os americanos se sentem o espírito de orgulho em sua herança ocidental - o triunfo da coragem pessoal sobre qualquer obstáculo, se a natureza ou o homem.

Há um monte de bastardos Yella no país que gostaria de chamar patriotismo antiquado. Com toda essa atividade de esquerda , eu estava , obviamente , do outro lado . Fui convidado no início de um reuniões celular coupla , e eu joguei o cordeiro para ouvir 'em por um tempo. O único cara que nunca me enganou foi o diretor Edward Dmytryk. Eu fiz uma foto com ele chamado Voltar para Bataan (1945). Ele começou a falar sobre as massas, e logo que ele começou a usar essa palavra - que é de seu livro , não o nosso - eu sabia que ele era um Commie.END

Meu principal objetivo em fazer um filme é o entretenimento. Se , ao mesmo tempo eu posso dar um golpe para a liberdade , então eu vou ficar uma pol

Eu acho que as pessoas na lista negra deveria ter sido enviados para a Rússia. Eles teriam sido tomado cuidado de lá, e se os comunistas já ganhou aqui , por que diabos , esses caras seriam os primeiros a eles tomar cuidado - depois de mim.

Eu disse que era um garoto alto e magro que levou 150 aviões em Berlim . Ele era um ator, mas nesse dia , eu disse, ele era um coronel. Coronel Jimmy Stewart [James Stewart]. : "Que é toda essa porcaria sobre Reagan [Ronald Reagan] ser um ator? "

Os Boinas Verdes (1968) fez 7.000 mil dólares nos primeiros três meses de seu lançamento. Este grupo chamado intelectual não está em contato com o povo americano , independentemente da [J. Fulbright William's] blatting e Eugene McCarthy e George McGovern e Ted Kennedy. Apesar deles, o povo americano não se sentem dessa forma. Em vez de tomar um censo, que deveria contar os bilhetes que foram vendidos para esse quadro.

Apesar do fato de que Rooster Cogburn iria atirar um cara entre os olhos , ele julgar que o cara antes que ele o fez. Ele estava apenas tentando fazer com que a área em que ele era habitável empacotar para o maior número de pessoas .

Eu escrevi para o homem chefe da General Motors , e disse: "Eu vou ter que abandonar você , se você não parar de produzir carros para as mulheres. "

Newman teria sido uma estrela muito mais importante se não tivesse sempre tentei ser um anti-herói , para mostrar os pés humano de barro .

Contrariamente ao que as pessoas pensam , eu não sou político, e quando tenho algo a dizer digo -o através meus filmes.

[ em Reef Donovan's (1963) ] O script realmente chamado para um homem mais novo . Senti-me estranho romance uma menina na minha idade.

[ em -Piloto Jet (1957) ] É sem dúvida um dos meus piores filmes de sempre .

[ em Cahill U. S. Marechal (1973) ] Não era um retrato bem-feito. Precisava escrever melhor , ele precisava de um pouco de cuidado melhor em fazer .

Tive a sensação de minha carreira estava indo para o declínio de volta em 68. Eu tinha acabado de ter um grande sucesso com Os Boinas Verdes (1968), mas eu não estava ficando mais jovem e eu sabia Hellfighters (1968) não estava indo para definir a bilheteria do fogo. Então eu li o roteiro para um filme chamado True Grit (1969).

[ em High Plains Drifter (1973) ] Não é isso que o Ocidente estava em causa. Esse não é o povo norte-americano que se instalaram neste país.

[ em Walsh] Eu tenho muita sorte nos homens com quem trabalhei . Walsh - a cordialidade ea exuberância deu para fotos que eu achava que era enorme.

[ em Vieram para Cordura (1959) ] Como eles ficaram Gary Cooper para fazer isso! Para mim, pelo menos , ele simplesmente degrada a Medalha de Honra. A maior história toda faz uma paródia da América adjudicação pelo seu valor. Toda a premissa da história era errado, ilógico, porque não escolher o tipo de homens que o filme escolhido para ganhar o adjudicação, e que pode ser comprovado pela própria história da adjudicação.

[ em -chefe Republic Pictures ' Herbert J. Yates" tentativas de fazer uma estrela da esposa Vera Ralston] Yates foi um dos mais inteligentes empresários que já conheci . Eu respeitei -o em muitas maneiras, e ele gostava de mim . Mas quando ele veio para a mulher que amava , o cérebro da sua actividade económica só fui voando para fora da janela .

Yates me fez uso Vera Hruba ... Eu sempre fui louco em Yates sobre isso, porque nós perdemos a chance de ter um filme muito legal . - Em O Kentucky Fighting ( 1949 )

Eu sei o que os críticos pensam - que eu não posso agir. O que é um grande ator , afinal? Claro, você poderia dizer que um grande ator é aquele que pode desempenhar muitas partes diferentes , como Olivier pode. todas as peças que eu jogo são feitos sob medida para mim.

Os esquerdistas estão rasgando minha carne , mas como Liberace, Nós estamos gritando todo o caminho até o banco. - Em Os Boinas Verdes ( 1968 )

Jesus, que era uma coisa terrível sobre a criança , Glória e Jimmy Stewart ser morto ali. Dá vontade de chorar. Pelo menos Jimmy estava lá para ver o filho há alguns meses . Isso é uma coisa . Mas isso te faz querer chorar. E Bob Taylor está acontecendo era terrível. Ele era terminal , uma vez que o abri . Eu sei o que ele passou. Arrancaram um pulmão fora de mim. Dou graças a Deus eu ainda estou aqui . Todas as pessoas retrato real de movimento que sempre fez as fotos de família . Mas os tempos fortes e os intelectuais chamados entrou quando o governo estupidamente dividir as empresas de produção e os teatros . Os velhos gigantes - Mayer, Thalberg , mesmo Harry Cohn, apesar de pessoalmente eu não podia suportá-lo - eram boas para esta indústria. Agora, os manipuladores de ações maldito assumiram . Eles não sabem uma coisa maldita sobre como fazer filmes. Eles fazem uma coisa suja , e faz o dinheiro , e dizem , 'Jesus , o dinheiro , vamos fazer mais suja um pouco, talvez ele vai fazer mais. " E agora até os banqueiros estão recebendo o nariz para ele. Vou te dar um exemplo. Leve essa menina ", de Julie Andrews , uma menina, refrescante de coração aberto , um artista maravilhoso. Sua carreira foi Mary Poppins (1964) e O Som da Música (1965). Mas ela queria ser uma Theda Bara. E eles foram junto com ela , o quadro caiu de bruços em sua bunda . A Goldwyn teria contado a ela : 'Olha, meu querido , você não pode mudar a sua imagem doce e amável ".

você sabe, eu sou muito consciente de que as pessoas criticam Hollywood. No entanto, nós criamos um formulário, os ocidentais, que pode ser compreendida em cada país. Os bons contra os maus. Não nuances. E o cavalo é o melhor veículo de ação em nosso meio. Você toma a ação , uma cena e cenário, e cortá-los juntos, e você nunca perde . Ação, cena, paisagem. sobre o Oeste - que eu fiz , por exemplo. Diligência (1939), Red River (1948), The Searchers (1956), uma figura chamada Hondo (1953) que tinha um pouco de profundidade para isso - é uma forma de arte americana. Ela representa o que neste país se trata. Em True Grit (1969) , por exemplo, aquela cena em que Galo atira o rato. Isso foi uma espécie de referência aos problemas de hoje. Oh , não que True Grit tem uma mensagem ou qualquer coisa. Mas essa cena foi alojamento de menos , e mais justiça. Eles continuam trazendo à tona o fato de que a América para os oprimidos . essa coisa nova de se ajoelhar aos oprimidos , não vou pactuar com isso. Temos de voltar a elogiar a garotada que tirar boas notas , ao invés de inventar desculpas para aqueles que atirar no homem de supermercado de vizinhança. o inferno, eu não quero começar a fazer isso!

Mas voltando ao True Grit (1969). Henry Hathaway utilizados os fundos de tal forma que se tornou quase uma fantasia. Lembre-se que uma cena, onde galo velho está enfrentando esses quatro homens em todo o prado, e ele toma as rédeas nos dentes e encargos ? Preencha suas mãos, você varmits ! Isso é Henry no trabalho. É um campo real, mas parece quase irreal . Henry fez uma fantasia e ele ainda mantinha um ocidental honesto. Você ganha algo de que no caráter do Galo. Bem, dizem que ele não é como o que eu fiz antes, e posso até dizer isso, mas ele não tem facetas do personagem de John Wayne , hein? Eu acho que ele faz. Claro, eles me dão que John coisas Wayne tanto, afirma que eu sempre o mesmo papel . Parece que ninguém se lembra de quão diferente os caras estavam em The Quiet Man (1952). Ou Sands of Iwo Jima (1949). Ou Ela usava uma fita amarela (1949), onde eu tinha 35 anos interpretando um homem de 65 anos. Para manter-se uma estrela, você tem que trazer alguns de sua própria personalidade . Milhares de bons atores podem levar uma cena, mas uma estrela tem de fazer a cena e ainda, sem se intrometer , permitir que alguns de seu personagem para ele.

final. Eu gostava disso. Você sabe, no livro Mattie perde a mão da picada de cobra , e eu morra , e na última cena no livro tem o seu olhar para a minha sepultura. Mas o caminho Marguerite Roberts escreveu o roteiro, ela deu uma elevação. Mattie e Galo ambos vão para visitar seu jazigo da família , depois ela fica curado da picada de cobra. Por agora é inverno. E ela se oferece para deixá Galo ser enterrado lá algum dia, vendo como ele não tem sua própria família . Galo está feliz de aceitar, contanto que ele não tem que levá-la em cima dele muito rápido. Então ele fica em seu cavalo e disse: " Vinde e vede um homem gordo e velho algum tempo. " E então ele estimula a cavalo e pula um muro , só para mostrar que ele ainda pode. - Em True Grit ( 1969 )

Claro que sim , eu sou um liberal. Eu escuto os dois lados antes de eu fazer a minha mente . Não que você faça um liberal? Não em termos de hoje, isso não acontece. tem que ser uma merda de esquerda radical para ser um liberal. Politicamente , porém ... Eu tenho amadurecido . ( 1973 )

Estou contente por eu não vou ficar por aqui muito mais tempo para ver o que fazer com ele. Os homens que controlam os grandes estúdios de hoje são manipuladores de ações e banqueiros. Eles não sabem nada sobre o nosso negócio . Eles estão na mesma para o fanfarrão. posso fazer é dizer: "Caramba, essa imagem com What's - seu nome - correndo ao redor do parque de dinheiro feito nu, então vamos fazer outro. Se é isso que eles querem, vamos dar a eles . " Alguns desses caras me fazem lembrar de prostitutas de alta classe. Olhe para a 20th Century -Fox, onde eles estão fazendo filmes como Myra Breckinridge (1970). Por que não aquele filho da puta Darryl F. Zanuck obter-se uma camisa de seda listrada e aprender a tocar piano ? Então, ele podia trabalhar em qualquer cômodo da casa . Por mais que eu não agüentava alguns dos magnatas de antigamente - especialmente Harry Cohn - estes homens tiveram interesse no futuro do seu negócio. Eles tinham integridade. Houve um trecho , quando eles perceberam que eles tinham feito um herói fora do gangster maldita pesado em filmes de crime, que eles estavam fazendo um descrédito para nosso país. Assim, os magnatas voluntariamente se encarregaram de deixar de fazer fotos gangster. Não há censura de fora. Eles eram responsáveis perante o público. Mas os executivos de hoje não dou a mínima. Em seus esforços para pegar a bilheteria que essas fotos de sexo estão atraindo , eles estão produzindo lixo. Eles estão aproveitando o fato de que ninguém quer ser chamado de Bluenose . Mas eles vão chegar ao ponto onde o povo americano vai dizer: " Ao inferno com isso! " E quando eles fizerem isso , teremos a censura em cada estado, em cada cidade, e não haverá nenhuma maneira que você pode fazer até mesmo uma imagem vale a pena para adultos e tê-lo aceitável para o lançamento nacional .

Cada vez que uma taxa de quadro, eles deixam um pouco mais ir. Ratings são ridículas , para começar. Não houve necessidade de fotos mais votadas , quando os grandes estúdios estavam no controle. Os filmes já foram feitos para toda a família. o tipo de lixo que os estúdios estão em marcha para fora e os preços inflacionados eles estão cobrando para ter o privilégio de vê-la - a família média é de ficar em casa assistindo televisão. Tenho certeza que dentro de dois ou três anos, os americanos serão completamente farto destes filmes pervertido.

Mas não me interpretem mal. Tanto quanto um homem e uma mulher está preocupada , estou muito feliz que há uma coisa chamada sexo. É um algo a mais que Deus nos deu . Não vejo nenhuma razão pela qual não deve ser em fotos. sexo saudável, vigoroso é maravilhoso.

Quando você se complicar , os corpos suados em primeiro plano , ela se torna desagradável, a menos que você use uma gaze bem pesado. Lembro-me de ver fotos que Lubitsch feita nos anos trinta que foram belamente risqué - e você certamente enviar seus filhos para vê-las. Eles foram feitos com intimação . Eles têm de tudo essas fotos fazem outras sem mostrar o cabelo eo suor . Quando você pensa da tarifa de imagem maravilhosa que tivemos ao longo dos anos e perceber que temos vindo a essa merda, é revoltante . Se eles querem continuar a fazer aquelas fotos , tudo bem. Mas minha carreira terá terminado . Eu já alcançou uma altura muito boa agora em um negócio que eu sinto vai desaparecer de sua vulgaridade própria .

Talvez tenhamos esgotado de imaginação sobre como efeito de ilusão por causa do realismo saciar de uma verdadeira guerra na televisão. Mas não temos o suficiente de que na vida real? Por que não pode o mesmo ponto de ser tão eficaz em um drama sem todos os gore ? A violência em minhas fotos, por exemplo, é robusto e um pouco engraçado, porque eu acredito humor anula violência. Como em um quadro, dirigido por Henry Hathaway, Essa pesada foi colocar a cabeça de um cara em um barril de água. Eu estou vendo isso e eu não gosto nem um pouco , assim que eu pegar essa pick segurar e eu grito : "Ei! " e galo -lo em toda a cabeça . Ele caiu , sem sangue jorrando . Bem, isso tem um inferno de rir, porque do jeito que eu fiz. Esse é o meu tipo de violência.

Em minhas fotos , nós tivemos uma explosão ou algo sair quando uma palavra mal foi dito. Desta vez não o fizemos. É palavrões, tudo bem, mas tenho dúvidas se há alguém nos Estados Unidos que não tenha ouvido a filho expressão da puta ou filho da puta. Nós sentimos que era aceitável neste caso. No ponto alto emocional nesse quadro especial, eu senti que era OK para utilizá-lo. Teria sido muito difícil de dizer " vocês, filhos ilegítimos de fulano ! " - Em True Grit ( 1969 )

atitude Rooster Cogburn em relação à vida talvez tenha sido um pouco diferente , mas ele era basicamente o mesmo personagem sempre joguei .

Eles me fizeram um vaqueiro a cantar. O fato de eu não podia cantar - e tocar violão - tornou-se terrivelmente embaraçoso para mim , principalmente em apresentações pessoais . Toda vez que fez uma aparição pública , as crianças insistiram para que eu cante "A Canção do Deserto " ou algo assim. Mas eu não podia levar o cara que tocava a guitarra em um lado da câmera e do cara que cantou do outro lado da câmera. Então, finalmente fui para o chefe do estúdio, disse . "Screw isso, eu não posso lidar com isso . " E eu parar de fazer esse tipo de fotos. Eles saíram e levaram o artista melhor caipira no país para Hollywood para tomar meu lugar. Para o primeiro par de fotos , eles tinham dificuldade em vendê-lo , mas ele finalmente pegou. Seu nome era Gene Autry . Foi 1939 antes de eu fiz Stagecoach - a imagem que realmente me fez uma estrela.

Rio Lobo (1970) , certamente não foi diferente da maioria dos meus westerns. Também não foi Chisum (1970), uma antes disso. Mas ainda parece ser um apetite muito saudável público para esse tipo de filme - o que alguns autores chamam de típica John Wayne ocidental. Isso é um rótulo que eles usam depreciativo ... Se dependesse do julgamento dos críticos eo reconhecimento, eu nunca teria ido para o negócio do cinema .

Claro que sim - mesmo que levou quarenta anos a indústria a dar a volta a isso. Mas eu acho que ambos os meus indicada ao Oscar duas - para Ela usava uma fita amarela (1949) e Sands of Iwo Jima (1949) - eram dignos de honra. Eu sei que os fuzileiros navais e de todas as Forças Armadas americanas estavam muito orgulhosos do meu retrato de Stryker , o sargento da Marinha em Iwo . Em uma convenção da Legião Americana , na Flórida, Geral Douglas MacArthur me disse: " Vocês representam o recruta americano melhor do que o militar americano próprio . " aos 42 , em Ela usava uma fita amarela (1949), que desempenhou o mesmo personagem que eu jogava no True Grit (1969) , 62 . Mas eu realmente não precisa de um Oscar. Eu sou um campeão de bilheteria com um registro de que eles vão ter que correr para pegar . E eles não vão .

Vamos dizer que eu espero que eu apelo para os tempos mais despreocupados da vida de uma pessoa ao invés de sua vida adulta raciocínio. Eu só gostaria de ser uma imagem que lembra alguém de alegria em vez de os problemas do mundo.

Felizmente , até agora, parece que tipo de considerar-me um velho amigo , alguém credível e terra-a- terra. Eu tenho evitado ser médio ou pequeno , mas eu nunca evitou ser áspero ou duro. Eu só joguei uma parte cauteloso na minha vida , em Allegheny Uprising (1939). Minhas peças têm variado de que o caráter um pouco maçante para Ralls em Despertar da Bruxa Vermelha (1948) , que era um cara agradável bastante sóbrio , mas a bestial , quando ele estava bêbado e, certamente, um rebelde . Eu também era um rebelde Reap Wind the Wild (1942) com ' Cecil B. De Mille . Já joguei muitas peças em que eu rebelou-se contra alguma coisa na sociedade. Eu nunca fui muito de um marceneiro. Crianças se unem as coisas, mas eles também gostam de se considerar os indivíduos capazes de pensar por si mesmos. Então faça I.

Animadores como Steve Allen e seus companheiros que subiram para o norte da Califórnia e cartazes realizado para salvar a vida desse cara Caryl Chessman. Eu só não entendo essas coisas. Eu não consigo entender porque a nossa liderança nacional não está disposta a assumir a responsabilidade da liderança em vez de verificar as pesquisas e ouvir os poucos que gritar. Por que estamos nos permitindo tornar um multidões enfurecidas , em vez de uma democracia? Quando você permite que os actos ilícitos permaneçam impunes , você está se movendo em direção a um governo de homens , em vez de um governo de leis , você está caminhando para a anarquia. E isso é exatamente o que estamos fazendo . Nós permitimos que os tagarelas suja publicamente chamar porcos policiais, deixamos um cara como o William Kunstler fazer um discurso para os Panteras Negras, dizendo que o gueto é deles, e que se a polícia entrar , eles têm o direito de matá-los . Porque é que o filho , sujo não é bom - da-puta permissão para praticar a lei ?

Obviamente, os Panteras Negras representar um perigo para a sociedade. Eles são um grupo violento de jovens homens e mulheres - aventureiro, teimoso e dedicado - e eles lançam o seu desdém na nossa cara. Agora , eu ouço alguns desses liberais dizendo que gostaria de ser mantidos como reféns em branco nos escritórios dos Panteras Negras e ficar lá para que eles pudessem ver o que acontece nestas incursões da polícia de manhã cedo . Pode ser uma idéia melhor para estes cidadãos bom para ir com a polícia em um assalto. Quando procurar um esconderijo Panther de armas de fogo , deixe esses benfeitores bater e dizer: " Abra a porta em nome da lei "e levar um tiro na .

Estão de pé, para o que eles sentem é certo, não pelo que eles acham que é certo - porque eles não pensam . Quando criança, as idéias Panther provavelmente teria me intrigou. Quando eu era criança , você poderia ser uma aventura como essa , sem ferir ninguém. Houve períodos em que você pode explodir a válvula e deixe fora de algum vapor . Como Halloween. Você falaria sobre o assunto durante três meses antes do tempo, e depois daquela noite que você sair e furar a mangueira no gramado, ligar e começar a cantar Old Black Joe ou algo assim. E quando as pessoas saíram de sua festa de Halloween , você levante a mangueira e úmida -los. E quando você estava correndo, os outros miúdos seria roubar o sorvete do partido. ações rebelde como a , que foram aceites para esse dia. Então você poderia falar sobre isso por três meses depois. Que teve o cuidado de cerca de seis meses do ano . Houve um dia chamado de Quatro de Julho , quando você podia sair e atirar foguetes e queimar dois ou três edifícios. Assim, havia dois dias por ano. Agora, esses dias acabaram. Você não pode ter fogos de artifício , você não pode ter explosivos , você não pode ter este "não- fazer, não faça isso . Não ... não ... não. A contínua não até que os miúdos estão prontos para fazer quase nada rebelde. O governo faz as regras , então agora o funcionamento do nosso governo é o que eles estão se rebelando contra . Para muitas dessas crianças , que está apenas sendo aventureiro. Eles não estão deliberadamente de sair para minar os alicerces do nosso grande país . Eles estão fazendo o seu pior nível - sem saber. Que tal todas as crianças que estavam no Democrata Convenção de Chicago ? Eles foram enganados em fazer as coisas histérica por um grupo de ativistas. Um monte de gente Comunista ativado. Eu sei que o comunismo é uma palavra horrível para algumas pessoas. Elas riem e dizem: " Ele vai ser encontrá-los sob sua amanhã cama . " talvez seja porque seu filho não tem sido incutida ainda. Dr. Herbert Marcuse , o filósofo político da Universidade da Califórnia em San Diego , que é obviamente um marxista , colocá-lo de forma muito sucinta , quando disse: "Vamos utilizar os anarquistas ".

Marcuse se tornou um herói apenas por uma articulada camarilha . Os homens que me dê fé no meu país são caras como Spiro Agnew, E não o Marcus . Eles tentaram de todas as maneiras de humilhar Agnew. Eles tentaram a coisa velha rooseveltiano de tentar rir -lo do valor político de seu partido. Cada comediante tomou um crack para ele. Mas eu aposto que se você tomou uma enquete de hoje, ele provavelmente seria um dos homens mais populares nos Estados Unidos . Ninguém gosta de Spiro Agnew , mas o povo. No entanto, ele e outros líderes do governo responsáveis são vaiados e apedrejados quando falam em campi universitários.

Bem, quando eu fui para a USC, se alguém tinha entrado no gabinete do presidente e merda no seu cesto de lixo e usado a sujeira para escrever palavras vulgares na parede, não somente a equipe de futebol, mas o miúdo médio no campus teria ido para o trabalho sobre o cara . Não parece ser o respeito à autoridade mais , esses dissidentes estudantes agem como crianças que têm que ter o seu próprio caminho em tudo. Eles são imaturos e vivendo em um mundo pouco própria. Assim como desistentes hippie, eles têm medo de enfrentar o mundo real do competidor.

Acho que se nós estamos indo para enviar mesmo um homem a morrer, devemos estar em conflito total. , você luta para vencer. E a teoria do dominó é algo a ter em conta , também, na Europa e na Ásia. Olhe o que aconteceu na Checoslováquia e que aconteceu por toda a região dos Balcãs. Em algum momento temos que parar o comunismo. Assim, poderíamos muito bem parar agora no Vietnã.

Muitos de nós fomos convidados a suposta funções sociais ou festas - geralmente em casas de escritores famosos de Hollywood - que acabou por ser as reuniões de recrutamento comunista. De repente , todos de os homens maquiagem para ajudantes encontraram-se em seminários sobre o marxismo. Tome este coronel que eu soube, o último homem a deixar as Filipinas em um submarino em 1942. Ele veio para cá e fui trabalhar enviar comida e presentes aos EUA prisãoers em Bataan. Ele já havia chegado de um navio holandês que estava indo para tomar tudo isso acabou. O Departamento de Estado puxou para fora dele e mandou o pobre coitado a ser o diretor técnico na minha imagem Voltar para Bataan (1945) , que estava sendo feita por Edward Dmytryk. Eu sabia que ele e todo um grupo de atores do filme foram pró- vermelhos , e quando eu não estava lá , estes pro- Reds começaram a trabalhar sobre o coronel. Ele era um católico , de modo que brincou ele sobre a sua religião : Eles ainda cantaram a Internacional na hora do almoço . Ele finalmente veio até mim e disse: "Sr. Wayne , eu não tenho ninguém a quem recorrer. Essas pessoas estão fazendo tudo ao seu alcance para me diminui. " Então eu fui para Dmytryk e disse: " Ei, você é comunista um ? " Ele disse: " Não, eu não sou um comunista . Meu pai era um russo. Eu nasci no Canadá. Mas se as massas do povo americano quer o comunismo , acho que seria bom para nosso país ". Quando ele usou a palavra " massas ", ele se expôs . Essa palavra não faz parte da ocidental terminologia . Então eu sabia que ele era um comunista . Bem, depois fiquei sabendo que ele era. Eu também sabia que dois caras outros que realmente fez as coisas que foram prejudiciais ao nosso modo de vida. Um deles foi Carl Foreman, O cara que escreveu o roteiro de High Noon (1952), eo outro foi Robert Rossen, O que fez a imagem sobre Huey Long, Todos os King's Men (1949). Na versão Rossen de Todos os Homens do Rei, que enviou -me a ler de uma peça, cada personagem que tivesse qualquer responsabilidade em todos era culpado de algum delito contra a sociedade. Para fazer Huey Long maravilhoso , áspero pirata era grande, mas , de acordo com esta foto , todo mundo era uma merda , exceto para este médico fraco estagiário que estava tentando encontrar um lugar no mundo. Mandei o roteiro de volta ao Charles Feldman, O meu agente e disse: "Se você me enviar um script como este outra vez, eu vou demiti-lo . " , ele ganhou o Oscar Prêmio. High Noon era ainda pior. Todo mundo diz que High Noon é uma imagem grande, porque Tiomkin escreveu algumas músicas grande para a e porque Gary Cooper e Grace Kelly nele estavam . Então ele tem tudo a seu favor . Nesse quadro, quatro caras chegam a arma do xerife . Ele vai para a igreja e pede ajuda e os caras vão, "Oh, bem , oh caramba . " E as mulheres se levantar e dizer : "Você está ratos. You're ratos. You're ratos. " Então Cooper sai sozinho. É a coisa mais anti-americano que já vi em toda minha vida . A última coisa na foto é ole Coop colocar o emblema do Unidos marechal Estados , sob o pé e pisar nele. Eu nunca vou me arrepender de ter ajudado a executar Foreman fora deste país. Correndo para fora do país é apenas uma figura de linguagem. Mas eu disse a ele que eu pensei que ele iria ferir a reputação de Gary Cooper é um ótimo negócio. Foreman disse : "Bem, se eu fui para a Inglaterra ? " Eu disse, " Bem, esse é o seu negócio. " Ele disse: " Bem, isso é para onde estou indo . " E ele fez.

Eu sempre segui o conselho do meu pai: "Ele disse-me , em primeiro lugar , para sempre manter a minha palavra e , por outro, nunca insultar ninguém intencionalmente . Se eu insultá-lo, você pode ser maldita certeza que eu pretendo. E, terceiro , ele me disse para não sair por aí procurando encrenca. Bem, eu acho que tenho tido alguns problemas adere a que terceira regra, mas eu diria que eu tenho feito muito muito bem com o primeiro eo segundo. Eu tento ter o gosto bom o suficiente para insultar só aqueles que desejam insulto. Eu trabalhei em uma empresa onde é quase uma exigência para quebrar sua palavra , se você quiser sobreviver , mas sempre que eu assinei um contrato por cinco anos ou para uma determinada quantia de dinheiro, sempre vivi até ele. Achei que se eu fosse idiota o bastante para assiná-lo , ou se eu achava que valia a pena no momento , essa é a maneira como ela vai. Eu não estou dizendo que eu não vou dirigir como um negócio duro que eu puder. Na verdade , eu acho mais sobre o efeito do negócio que eu fiz antes , desde 1959, quando descobri que meu empresário estava jogando mais do que ele estava trabalhando. Eu não sabia o quão ruim a minha condição financeira era até meu advogado e todo mundo disse: " Vamos todos ter uma reunião e descobrir exatamente onde você está. " Ao final da reunião , era óbvio que eu não estava nem perto da forma que eu achava que era ou deveria ser , após 25 anos de trabalho duro. Se eles tivessem me dado o tempo de vender tudo , sem ter uma perda rápida, eu teria saído sobre o mesmo . Petróleo e tudo mais. Não é suficiente pensamento construtivo tinha sido feito. Depois houve o fiasco de camarão. Um dos meus melhores amigos era Robert Arias, que era casado com a bailarina Dame Fonteyn. Enquanto seu irmão Tony estava vivo , nós tínhamos o controle de cerca de setenta por cento do camarão no Panamá. Fomos também a compra de alguns bens ilha perto do Canal do Panamá. Estávamos indo para colocar em um local de reparação naval. Havia rebocadores pé lá em US $ 150 por dia para arrastar os navios de volta para os Estados Unidos, porque os preços de reparo na Zona do Canal eram tão altas . Mas os nossos planos caíram por quando Tony foi morto em um acidente de avião. Cerca de meio milhão de dólares foram perdidos. Se há alguma coisa que me aconteceu agora, eu tenho a quantidade certa de seguros. Eu espero e rezo , para a minha propriedade. Estou quase tão grande fazendeiro um como que há no Arizona, por isso tenho interesses fora outros do meu trabalho de cinema. O ponto decisivo foi o momento que eu decidi ver o que estava sendo feito com meu dinheiro.

Eu tinha duas operações de seis dias de intervalo - uma para um câncer que era tão grande quanto o punho de um bebê, e depois um para o edema . Eu não estava tão nervoso quando me disseram sobre o câncer. Meu maior medo foi quando torci o traqueia e teve que costurar para mim novamente juntos pela segunda vez. Quando minha família veio me ver e eu vi o olhar em seu rosto , pensei : "Bem, Meu Deus , eu devo estar quase toda . mantive meu espírito pelo pensamento sobre Deus ea minha família e meus amigos e dizer mim mesmo: " Tudo vai ficar bem. "E foi . lambi o C. Big Eu sei que o homem lá de cima vai puxar a ficha quando ele quer , mas eu não quero acabar a minha vida estar doente . Quero sair com os dois pés - . . em ação A operação não tem impedido qualquer coisa, exceto que eu tenho falta de ar rapidamente, particularmente no altitudes mais elevadas, que atrasa pra baixo, eu ainda faço minhas lutas própria e todas as coisas que eu ". . d provavelmente fazer um pouco mais , se eu tivesse mais vento, mas eu continuo a fazer mais do que a minha parte. Ninguém faz mais nada do que eu, se são jovens ou velhos.

Eu não tenho a afirmar a minha virilidade. Acho que minha carreira tem mostrado que eu não sou exatamente um pantywaist . Mas eu ter orgulho no meu trabalho, chegando ao ponto de ser o primeiro sobre o conjunto da manhã. Eu sou um profissional.

Que diabos , na minha raquete eu caí fora de um lote de cavalos. Eu mesmo caí de propósito True Grit (1969). Mas essa queda na O invicto (1969) era irritante porque eu rasguei alguns ligamentos do meu ombro. Eu não tenho um bom uso de um braço mais, e isso me faz parecer um idiota quando eu estou chegando em um cavalo.

Não houve nenhuma autoridade superior dizendo que a maconha faz com você. Eu realmente não sei muito sobre isso . Eu tentei uma vez , mas ele não fez nada para mim. As crianças dizem que os faz pensar que eles estão indo 30 milhas por hora, quando eles vão oitenta anos. Se isso for verdade , o uso da maconha deve ser definitivamente interrompido. Quando fui para Hong Kong , eu tentei de ópio uma vez , como uma coisa clínico. Ouvi dizer que não deixá-lo doente pela primeira vez, e Jesus , ele simplesmente não me afetou um jeito ou de outro , também. Então eu não sou um juiz muito bom de como degradar -se .

Bem, ao mesmo tempo na minha carreira , eu acho que a sexualidade era parte do meu recurso. , eu estou 63 anos agora. Como diabos eu sei se eu ainda transmitir isso? Eita . É muito difícil responder a uma pergunta do tipo: " Você é atraente para gajas ? " Toda a porcaria que vem da maneira como eu ando, eu acho. Há evidentemente uma virilidade nele. Caso contrário , por que eles continuam mencioná-lo ? Mas eu certamente não estou consciente de toda a caminhada especial . Eu acho que deve andar diferente do que as outras pessoas, mas eu não fui a nenhuma escola para aprender .

Se uma pessoa quer usar seu cabelo para baixo a sua bunda , eu não estou revoltado com isso. Mas eu não olhar para ele e dizer: " Agora há um cara que eu gostaria de passar o próximo inverno com. "

Winston ChurchillÉ o cara mais terrível do nosso século. Se eu tivesse que fazer um discurso sobre a questão do comunismo, eu poderia pensar em ninguém que tivesse uma melhor visão ou que disse coisas sobre o futuro que se provaram tão bem. Deixe-me ler para você a partir de um livro de suas citações . Enquanto Roosevelt foi dando ao mundo o comunismo , Churchill disse: "Eu te digo - não adianta discutir com um comunista Não adianta tentar converter um comunista, ou persuadi-lo Você só pode lidar com eles da seguinte forma ... . . você só pode fazê-lo por ter uma força superior ao seu lado sobre o assunto em questão - e eles também devem estar convencidos de que você irá usar - você não vai hesitar em usar essas forças se necessário, da maneira mais cruel Você tem não só. para convencer o governo soviético que você tem força superior . - mas que você não está cerceada por qualquer consideração moral , se o caso surgiu de usar essa força com crueldade material completo e que é a maior chance de paz, o caminho mais certo para a paz ". foi inigualável. Acima de tudo , ele pegou uma nação quase espancado e mantido a sua dignidade para eles.

Se eu tivesse que fazer novamente, eu provavelmente faria tudo que eu fiz . isso não é necessariamente a coisa certa a fazer.

Você vai pensar que eu estou sendo piegas , mas é assim que eu realmente sinto : Eu espero que a minha família e meus amigos vão poder dizer que eu era uma espécie, honesta e justa homem decente.

(Sobre seu amigo Maureen O'Hara) Há apenas uma mulher que foi meu amigo ao longo dos anos e com isso quero dizer um amigo de verdade , como um homem seria. Essa mulher é Maureen O'Hara. Ela é grande, robusto , e absolutamente maravilhosa definitivamente meu tipo de mulher. Ela é um grande cara. Eu tinha muitos amigos e eu prefiro a companhia dos homens . Exceto por O'Hara Maureen

(Em Maureen O'Hara) Ela é uma mulher que fala sua mente e que me impressionou , apesar do meu jeito moda antiga chauvinista ! Ela é feminina e bonita , mas há algo nela que faz dela mais como um homem. É a sua teimosia e sua disposição para enfrentar qualquer um - mesmo John Ford.



Salário

O Shootist ( 1976 ) $ 750.000
Brannigan ( 1975 ) $ 500.000
Rio Lobo ( 1970 ) 1.000 mil dólares
Hellfighters ( 1968 ) 1.000 mil dólares
Os Boinas Verdes ( 1968 ) 1.000 mil dólares
O vagão da guerra ( 1967 ) 1.000 mil dólares +% da receita bruta
The Greatest Story Ever Told ( 1965 ) $ 250.000
The Longest Day ( 1962 ) $ 250.000
Os Comancheros ( 1961 ) $ 750,000 + 10 % da receita bruta
Ao norte do Alasca ( 1960 ) $ 750,000 + 10 % da receita bruta
Os Cavaleiros ( 1959 ) $ 750.000
Rio Bravo ( 1959 ) $ 750.000
O Bárbaro ea Gueixa ( 1958 ) $ 700.000
Voando Leathernecks ( 1951 ) $ 300.000
Sands of Iwo Jima ( 1949 ) 180 mil dólares + 10 % da receita bruta
Despertar da Bruxa Vermelha ( 1948 ) $ 75.000 + 10 % da receita bruta
Red River ( 1948 ) $ 75.000 percentual + da receita bruta
Forte Apache ( 1948 ) $ 110.000
Sem Reservas ( 1946 ) $ 68.000
Reap Wind the Wild ( 1942 ) $ 25.000
Diligência ( 1939 ) $ 3.700
Fim da aventura ( 1937 ) $ 6.000
Ídolo das Multidões ( 1937 ) $ 6.000
Eu cobrir a guerra ( 1937 ) $ 6.000
Mar Spoilers ( 1936 ) $ 6.000
Westward Ho ( 1935 ) $ 6.000
Baby Face ( 1933 ) $ 1.500
A vida de Dolan Jimmy ( 1933 ) $ 1.500
Algures em Sonora ( 1933 ) $ 1.500
A Trilha do telégrafo ( 1933 ) $ 1.500
Haunted Ouro ( 1932 ) $ 1.500
O Stampede Big ( 1932 ) $ 1.500
Montá-lo , Cowboy ( 1932 ) $ 1.500
O furacão Express ( 1932 ) $ 675
Lei Two-Fisted ( 1932 ) $ 350/week
Texas Cyclone ( 1932 ) $ 350/week
Criador do Homem ( 1931 ) $ 350/week
Feud Gama ( 1931 ) $ 350/week
O Impostor ( 1931 ) $ 350/week
Três Meninas Perdidas ( 1931 ) $ 200/week
The Big Trail ( 1930 ) $ 75/week
Bardelys o Magnífico ( 1926 ) $ 10/dia

======

FONTE: http://www.imdb.com/name/nm0000078/bio

Nenhum comentário: