quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Consumo Consciente

Consumo Consciente

Consumo consciente é um movimento social que se baseia no aumento da consciência sobre as decisões das compras no meio ambiente e a saúde e vida em geral dos consumidores. Ele também está preocupado com os efeitos da mídia e das propagandas sobre os consumidores.

Exemplos de Consumo Responsável

Dê carona

A idéia é reduzir o consumo de combustível, através da pratica de dar carona. Muito utilizada na Alemanha. Em um estudo do Ministério de transportes da Alemanha se estima que por volta de 2 milhões de motoristas poderiam dar carona aos seus colegas de trabalho diminuindo o consumo petróleo e a emissão de poluentes.

Energia Solar

Segundo a Abrava (Departamento Nacional de Aquecimento e Associação brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento) cada metro quadrado de coletor solar evita a inundação de 56 metros de áreas férteis.

Troca de eletro-domésticos

Optar sempre pelos eletro-domésticos mais econômicos, porém não trocar todos os anos. A obsolescência dos produtos disponíveis no mercado é programada, isto é, ele é distribuído no mercado tendo outra tecnologia bem mais avançada já pronta. Com isso, o consumidor é pressionado de várias maneiras a adquirir o produto novo, mesmo tendo o seu em perfeitas condições de uso.

Portanto, cumpre observar sempre o produto mais econômico em relação ao gasto de energia e impacto ambiental, porém não trocar com frequência e desnecessariamente.

Crítica

Os críticos frequentemente argumentam que esta mudança estrutural é limitada ao consumismo responsável. Eles citam a preponderância de nicho de mercado como o efeito atual do consumo responsável. Também alegam que o consumismo ético é fundamentalmente anti-democrático. Em seu ponto de vista, o ato de comprar é considerado como um voto, e o número de votos não equivale a um individuo, pois pelo poder financeiros das corporações, do governo, das universidades, etc. seriam mais votos que as compras feitas por indivíduos. A distribuição de riqueza leva portanto a uma injusta distribuição de votos. Os críticos também argumentam que a contínua confiança nos métodos inerentemente anti-democráticos levará a sociedade a não mais entender ou desejar o engajamento civil. Este ponto de vista sugere, entretanto, que para um sistema democrático ser justo, esta distribuição de votos deve ser igual para todos os pontos de vista, ou que um pequeno grupo com poucos votos seja irrelevante, querendo dizer nada ou não tenham influência.

Compras Corretas

Compras corretas, também chamadas de buycott (em oposoção ao termo boycott), significa favorecer produtos éticos, sendo eles comercialização justa, sem crueldade, orgânicos, recicláveis, reutilizáveis, ou produzidos localmente. Esta opção é questão mais importante desde que ela suporta diretamente a empresas progressivas.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Consumo_respons%C3%A1vel

Nenhum comentário: