domingo, 25 de maio de 2008

Adolpho Schüler Netto

MORRE O EX-PREFEITO ADOLPHO SCHÜLER NETTO - Jornal Fato Novo

Vítima de Câncer, Schüler foi Sepultado na Tarde de Ontem

E nesta última quarta-feira, dia 28 de novembro 2007, morreu o ex-prefeito Adolpho Schüler Netto, aos 77 anos, e que foi eleito duas vezes.

De uma carreira ilibada e com extenso currículo, Schüler era considerado um administrador sério e competente. Com uma vida inteira dedicada ao serviço público, começou como oficial administrativo da Caixa Federal em 1953, onde também foi procurador. Advogado, foi ainda diretor do Banrisul, da CEEE, da Caixa Estadual, da Antárctica e presidente da Copesul, além de consultor jurídico e membro de vários conselhos administrativos. Na política, iniciou como vereador, pelo antigo PSD, em 1959. Já em 1969 foi pela primeira vez eleito prefeito, pela Arena (antigo PDS), trazendo várias conquistas para o município, como a instalação da fábrica da Antárctica, o sistema de discagem direta de telefonia (DDD), o início da construção do Parque Centenário e do 5º BPM, recuperação do cais do porto, asfaltamentos de ruas e abertura de estradas no interior. Voltou a ser eleito prefeito em 1988, agora pelo PFL. Convidado pelo então ministro da educação, senador Carlos Alberto Chiarelli, em 1990 assumiu a presidência da Fundação de Assistência ao Estudante (FAE), em Brasília, passando o cargo de prefeito para seu vice, o doutor Ubirajara Resende Mattana. Deixou a FAE um ano depois e não retornou ao serviço público.

A DESPEDIDA
Schüler faleceu na tarde de quarta-feira, devido a um câncer de próstata. Internado no Hospital Unimed, ele já estava bastante doente nos últimos anos. Mesmo sendo submetido a cirurgia, o seu quadro de saúde se agravou. Uma das últimas homenagens que recebeu foi em 28 de junho do ano passado, na Câmara de Vereadores, quando foi agraciado a medalha da 51ª Legislatura, oferecida pela Assembléia Legislativa. Na época, durante entrevista à Rádio América, recebeu várias homenagens dos ouvintes, que destacaram o trabalho realizado pelo ex-prefeito.

Além da esposa Ionise, com quem teve oito filhos - Solon, Magnus, Fábio, Alexandre, Júlio, Ana Maria (já falecida), Maria Helena e Maria Luíza, e treze netos, o doutor Schüler deixa centenas de admiradores. O sepultamento aconteceu na tarde de ontem, justamente o Dia Internacional de Luta Contra o Câncer. A despedida foi no cemitério de Montenegro, com o acompanhamento de familiares, amigos e autoridades.

Notícia retirada do site www.fatonovo.com.br - Todos os direitos reservados
Copyright© Fato Novo Comunicações Sociais LTDA - Todos os direitos reservados. Desenvolvimento:
Ex-prefeito sofria de câncer (Foto: Arquivo/FN)



Nos trilhos da história (continuação) -Jornal IBIÁ

* Com a mobilização comunitária em torno da restauração, nasce o Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico de Montenegro, em 1981. Dois anos mais tarde, o grupo comemora uma conquista: o tombamento histórico da antiga Estação Férrea, em 1983, pelo Governo Estadual. Mas a luta esta

* O complexo ferroviário foi entregue ao MPPHM em sistema de comodato, em 1986, pela Rede Ferroviária Federal. Três anos depois, durante o mandato do então prefeito Adolfo Schüller Neto, a Administração Municipal aderiu à mobilização e tornou-se parceira. Passaram-se dez anos, ou seja, em 1999, quando o Conselho Estadual de Cultura aprovou o projeto Estação da Cultura para ser beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC).

sexta-feira, 01 de dezembro de 2006 - ANO 24 - Nº 3052- Lília Maris Nascimento – JORNAL IBIÁ

Nenhum comentário: