domingo, 14 de junho de 2009

Neuropróteses

Ciência transformadora

Nicolelis acredita que a ciência pode transforComo vocês podem conferir a entrevista deste fim de semana do Nominuto.com é com neurocientista, Miguel Nicolelis. Aproveitando a ocasião do encontro, a coluna traz nesta edição, alguns pontos importantes da entrevista e algumas informações exclusivas que teve acesso. Mas para a Ciência e Você o trecho mais importante da entrevista é quando Nicolelis diz que “a ciência tem um papel transformador muito grande”, que resume todo o resto do conteúdo que ainda trata de política, economia, educação e futebol.

Escola
Nesta semana, o Instituto Internacional de Neurociência de Natal já estará dando início ao processo para a construção de uma escola que irá funcionar em Macaíba. A escola que já tem recursos assegurados pelo Ministério da Educação, da ordem de R$ 42 milhões, deverá ser construída dentro de 22 meses. No final de 2009 deverá começar a funcionar, de forma regular e em tempo integral, só que com um ensino diferenciado, como na Escola Alfredo Monteverde.

Maternidade
Nicolelis ainda falou na entrevista sobre o novo projeto que pretende implantar em Macaíba: a construção de uma maternidade ao lado da escola. Com isso, o Instituto faria acompanhamento da criança desde a gestação, passando pelo parto, até o final da formação educacional básica, já que toda criança que nascesse na maternidade estaria automaticamente matriculada na escola e permanecerá até o final do ensino médio, se for aprovada. A idéia é levar projetos semelhantes a todo Estado e com isso tirar o RN do último lugar do ranking da educação para figurar entre os primeiros. Uma verdadeira fábrica de gênios.

Neuropróteses
Sobre suas do sistema de que possibilita controlar neuropróteses por meio de sinais cerebrais, o que é a esperança para pessoas que sofrem de deficiências físicas e doenças degenerativas, Nicolelis contou que já estão sendo feitos testes preliminares com 28 pacientes nos Estados Unidos. Ele também informou que no final de 2008 deverá ser iniciado o projeto clínico em uma parceria entre a Universidade de Duke e o hospital Sírio-Libanês. E ainda revelou que pretende que um brasileiro seja o primeiro ser humano a ser beneficiado com a tecnologia.

Neuropróteses II
Ainda sobre as neuropróteses, os testes com primatas já estão bem avançados, como a coluna já falou sobre a macaca Guava. Agora, o neurocientista fez um experimento, onde um macaco, nos Estados Unidos, deveria fazer um robô no Japão andar. O resultado deverá ser divulgado no próximo dia 15, mas já tem chamado atenção da mídia especializada mundial, como o New York Times, que ligou para Nicolelis enquanto o Nominuto.com o entrevistava.

Futebol
Como bom palmeirense que é, Nicolélis brincou, garantindo que irá vir a Natal ver o jogo do ABC contra o Corinthians pela segunda divisão e que está otimista quanto às chances do Palmeiras ser campeão pela série A.

Mudando de assunto
Esta semana tem repercutido na mídia nacional, a preocupação do Ministério Público com a construção de um megaresort do grupo espanhol Sanchez, nas dunas de Pitangui. O empreendimento prevê que, em dez anos, sejam construídas aproximadamente 35 mil casas, que poderão abrigar 166 mil pessoas. Este será o maior projeto imobiliário-turístico do país e deverá gerar cerca de 100 mil postos de trabalho. As autoridades potiguares comemoram muito pela atração desse e outros dois empreendimentos gigantescos no litoral norte do Estado. Mas precisam ficar atentas aos danos ambientais e sociais antes do início da construção para não acontecer com os prédios do morro do Careca que tiveram que ter as licenças cassadas. Por outro lado, a população também deve ficar vigilante.
Professor Neurocientista Miguel Nicolelis é candidato ao PRÊMIO NOBEL DA CIÊNCIA PRA 2010.
Ele esteve no dia 15/06/2009 - canal livre da TV BANDEIRANTE.

Nenhum comentário: