sexta-feira, 11 de setembro de 2009

11 DE SETEMBRO DE 2001


Cerimônia do 11/9/2009 é marcada por susto em Washington

O evento em Washington para lembrar o oitavo aniversário dos ataques de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos foi marcado por um susto nesta sexta-feira, após relatos falsos de um tiroteio envolvendo a Guarda Costeira, que estava realizando um exercício de treinamento.

A rede de TV americana CNN chegou a informar que a Guarda Costeira disparou dez tiros no incidente e divulgou uma gravação da entidade advertindo ao piloto do barco que, se não diminuísse a velocidade, a embarcação seria atingida.

As partidas em um dos aeroportos da capital americana, o Reagan, chegaram a ser suspensas depois do incidente como precaução.

Entretanto, o Departamento de Segurança Nacional mais tarde confirmou que o ocorrido era um exercício de treinamento e que não foram disparados tiros reais.

Tudo aconteceu perto de uma ponte por onde o presidente Barack Obama passou rumo a uma cerimônia no Pentágono para lembrar os ataques de 11 de setembro de 2001.

A Guarda Costeira americana divulgou um comunicado informando que irá analisar o incidente para entender como ele foi interpretado como sendo de verdade.

Cerimônias

As cerimônias para marcar o aniversário dos ataques, os piores já ocorridos em território americano, foram conduzidas pelo presidente Barack Obama.

No Pentágono, ele prestou homenagem às vítimas, disse que o tempo não iria diminuir a sensação de perda e prometeu continuar defendendo os EUA e perseguindo a Al Qaeda.

Obama, acompanhado pelo secretário de Defesa, Robert Gates, encontrou-se com familiares das vítimas.

Quase 3 mil pessoas morreram na queda de quatro aviões em Nova York, Washingotn e Pensilvânia em 2001.

Nesta sexta-feira, milhares de pessoas se reuniram também em uma praça em Nova York próxima do local onde ficavam as torres gêmeas do World Trade Center, derrubadas no ataque.

Os planos para a construção de um memorial, um museu e quatro edifícios no local estão sendo atrasados por disputas políticas, financeiras e legais.


FONTE: http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/09/11/cerimonia-do-11-9-marcada-por-susto-em-washington-767572323.asp

===================



11 de Setembro de 2001 - Os Ataques de 11 de Setembro de 2001



No dia 11 de setembro de 2001, o mundo parou e vimos uma nação (que sempre transparece arrogância) fragilizada. Neste dia ocorreram uma serie de ataques aos EUA, que resultaram em milhares de mortos e feridos.

Quatro aeronaves foram seqüestradas por integrantes do grupo islâmico Al-Qaeda, Um dos aviões sofreu uma queda quando passageiros reagiram ao seqüestro, à queda ocorreu em campo aberto em Shanksville, Pensilvânia, tendo como vitimas apenas os tripulantes do avião. Em um outro avião os seqüestradores fizeram-no colidir contra o quartel general de defesa dos Estados Unidos da América, o Pentágono, no Condado de Arlington, Virginia. E o mais chocante foi os dois avião que colidiram com as duas torres do Word Trade Center, em Manhattan New York. O saldo no ataque foi de aproximadamente 3.000 mortos.

A primeira colisão se deu as 8:46 da manhã, o vôo 11 da American Airleins se chocou com a torre norte do Word Trade Center. A segunda colisão ocorreu as 9:03:11 da manhã entre o vôo 175 da United Airlines com a torre sul do Word Trade Center. Já às 9:37:46 da manhã o vôo 77 da American Airlines colidiu com o Pentágono. E às 10:03: 11 da manhã ocorreu à queda do vôo 93 da United Airlines, após passageiros se revoltarem com os seqüestradores. Nenhum ocupante das aeronaves seqüestradas, sobreviveram.

Logo após as colisões, as torres gêmeas desabaram quase simultaneamente, outras construções também vieram a desabar e outras ficaram bastante danificadas. Atualmente onde antes ficavam as torres gêmeas do Word Trade Center, virou um memorial, e está sendo planejada à construção de um monumento em homenagem as vitimas dos ataques.

Após os ataques de 11 de setembro de 2001, foi intensificada a segurança nos Estados Unidos e em outros países. Mesmo com intensificação da segurança, de 2001 a 2006 já ocorreram outros ataques, mas nenhum com a magnitude do de 11 de setembro.


FONTE: http://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/11-de-setembro.htm




Nenhum comentário: