segunda-feira, 13 de abril de 2009

MELERO PONTO A PONTO NO BRASIL

BRASIL PONTO A PONTO - ENVIADA PELO MARIO LUIZ MELERO

BASTAM QUE NOSSOS REPRESENTANTES, QUER DOS PODERES LEGISLATIVOS E EXECUTIVOS, FAÇAM CUMPRIR AS LEIS, PRINCIPALMENTE AQUELES DIREITOS QUE CONSTAM EM NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E POR FALTA DE VONTADE POLÍTICA NÃO SÃO EXECUTADAS E REGULAMENTADAS. FICANDO OS CIDADÃOS SÓ COM OS DEVERES.

AS ESCOLAS DEVERIAM DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL TER UMA DSCIPLINA QUE PUDESSE ORIENTAR E INTERPRETAR NOSSA CONSTITUIÇÃO, QUER FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL. COM ISSO NOSSO CIDADÃO PODERIA EXERCER SUA CIDADANIA.

FONTE: http://www.brasilpontoaponto.org.br/index.php?idCadastro=284996


O que é a campanha Brasil Ponto a Ponto?

A campanha Brasil Ponto a Ponto tem por objetivo estimular o debate em todo o país sobre o que precisa ser mudado no Brasil para melhorar a vida das pessoas. A partir desse debate, será definido o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Todos os brasileiros podem participar registrando a sua opinião, em texto ou vídeo, aqui no site. A campanha é uma iniciativa do PNUD, que conta com a parceria e apoio de várias instituições (veja a lista de parceiros na página principal do site).
A campanha Brasil Ponto a Ponto ficará aberta para participação da população até 15 de abril de 2009. Em maio, o PNUD lançará um documento com os resultados desse processo de consulta pública.
O que é um Relatório de Desenvolvimento Humano?

É um documento produzido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, desde 1990. O Relatório discute um tema importante para o Desenvolvimento Humano e divulga o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Um Relatório internacional é produzido todos os anos. Além desse Relatório, cada um dos 166 países que compõem o PNUD pode preparar o seu Relatório Nacional, que tratará de um tema importante no contexto daquele país.
Nesse momento, o Brasil está preparando o seu próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional e a campanha Brasil Ponto a Ponto é a primeira fase desse processo.
Como posso participar da elaboração do novo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional?
Sua opinião é fundamental para a escolha do tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional. Para participar, registre a sua opinião – em texto ou vídeo – aqui mesmo nesse site.
O site www.brasilpontoaponto.org.br estará aberto para o registro de respostas até o dia 15 de abril de 2009. Participe!

Quem coordena a campanha Brasil Ponto a Ponto?

A campanha Brasil Ponto a Ponto é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O PNUD é a rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, presente em 166 países. Seu mandato central é o combate à pobreza. Trabalhando ao lado de governos, iniciativa privada e sociedade civil, o PNUD conecta países a conhecimentos, experiências e recursos, ajudando pessoas a construir uma vida digna e trabalhando conjuntamente nas soluções traçadas pelos países-membros para fortalecer capacidades locais e proporcionar acesso a seus recursos humanos, técnicos e financeiros, à cooperação externa e à sua ampla rede de parceiros.
Para maiores informações sobre o PNUD, acesse http://www.pnud.org.br

OUTRAS INFORMAÇÕES

Pra que serve um Relatório de Desenvolvimento Humano?

O Relatório serve para informar. Depende da gente querer usá-lo ou não. A informação que ele contém é importante para melhorar a qualidade de vida da população.
O Relatório é um instrumento importante, não somente para governos, mas para o cidadão comum que quer saber mais e atuar mais.
Quando foi feito o primeiro Relatório e em qual país?
O primeiro relatório foi feito em 1990. Foi um relatório internacional.
Os primeiros relatórios nacionais foram de Bangladesh e Camarões, em 1992.
De lá para cá, já foram produzidos mais de 600 relatórios nacionais pelo mundo, incluindo os do Brasil.

Quantos Relatórios o Brasil já fez? Em que anos?

Até hoje o Brasil fez dois Relatórios e um Atlas.
Nosso primeiro Relatório foi um Relatório geral, sem tema. Isso foi em 1996.
Nosso segundo Relatório foi um Atlas: preparou os Índices de Desenvolvimento Humano para todas as cidades do Brasil. Foi em 2000.
Nosso terceiro Relatório foi em 2005. O tema central foi racismo, pobreza e violência.
Agora temos a oportunidade de fazer um relatório diferente, porque não se limita apenas a dados técnicos e estatísticos.
Ele começa com uma consulta à sociedade e busca ouvir a voz de toda a população.
E o fato do Relatório ter um tema central, não limita?
Não limita, pelo contrário. Um tema central dá foco ao Relatório.
Quando temos um foco, conseguimos ver melhor e mais claramente as questões que queremos tratar.
Neste nosso Relatório 2009/2010 o tema central está sendo escolhido pela população e não por técnicos.
Isso faz diferença. Nosso Relatório 2009/2010 irá refletir o que é de fato importante para o povo.
Por isso a importância da Comunicação: informar e mobilizar, fazer com que as pessoas digam o que precisa mudar no Brasil para a vida de todos melhorar de verdade.

É apenas esta a diferença desse novo Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional 2009/2010?

A maior diferença é que ele será de fato um Relatório HUMANO.
Escutamos a população antes entrar na fase técnica, estatística, do Relatório.
Afinal, a maior riqueza de um país é seu povo, sua gente.
Estamos construindo um Relatório a partir dos brasileiros, dos indivíduos, das pessoas.
Iremos concluir esse Relatório para devolvê-lo aos brasileiros, para os indivíduos, para as pessoas.
CONVITE PARA PARTICIPAÇÃO NA CAMPANHA BRASIL PONTO A PONTO
Todos os dias você vê na televisão, jornal ou rádio, que um novo relatório foi publicado pelas Nações Unidas. Cada um desses relatórios tem um tema, um assunto, que quase sempre trata de uma questão importante. No entanto, poucas vezes existe a oportunidade de se perguntar às pessoas sobre o que elas desejariam que o relatório tratasse. Agora essa oportunidade existe, graças a uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Um novo Relatório de Desenvolvimento Humano, a ser publicado no início de 2010, está sendo preparado pelo PNUD, para o Brasil. Mais um relatório? – você pode dizer. Para que serve mais um relatório? Pode não servir para nada mesmo. Ou pode servir para muito. Depende de você. Depende da sua resposta. Depende das suas sugestões. Depende do seu interesse em receber o relatório, quando ele estiver pronto, para usar o que estiver lá dentro. Esse relatório quer falar sobre o que podemos fazer para termos desenvolvimento humano. Mas...o que é “desenvolvimento humano”? Muitos ainda acham que ‘desenvolver’ é apenas ter mais recursos materiais. Dinheiro e bens materiais podem ser importantes, afinal, saco vazio não para em pé, no entanto, ‘desenvolver’ é mais do que ter dinheiro. Quantas pessoas conhecemos que são pobres apesar de todo o dinheiro que têm? O desenvolvimento humano é promovido quando as pessoas podem levar vidas felizes e produtivas, nas quais elas tenham as capacidades e oportunidades para ser aquilo que desejam. Uma vida com desenvolvimento humano é uma vida sem discriminações, sem opressões, onde as pessoas possam ter a liberdade de escolha de suas opções de vida como também acesso aos meios para concretizar plenamente essas opções.
E o que é necessário para que os brasileiros tenham uma vida feliz e plena? O PNUD convida você a participar desse importante processo de debate e construção conjunta de soluções. A partir das opiniões dos participantes desse processo, será definido o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano do PNUD, que será discutido junto ao governo e à população.
Somente através da participação das pessoas é que podemos ter conhecimento dos problemas que realmente afetam a vida de todos no país e estimular a busca de soluções para esses problemas. Como é o Brasil que queremos? Participe! Sua opinião é fundamental para o sucesso desse processo.

Equipe do Relatório de Desenvolvimento Humano

Nenhum comentário: