quinta-feira, 25 de junho de 2009

Morte de Michael Jackson

Morre aos 50 anos o ídolo do

Pop Mundial, Michael Jackson





O cantor Michael Jackson morreu após sofrer uma parada cardíaca, mesmo levado ao hospital, não resistiu e acabou falecendo aos 50 anos de idade.








FONTE: http://www.dobrelha.com/fotos-michael-jackson-morto-na-maca/

==============================================

Para biógrafo, astro era gay e nunca abusou de menores


Em entrevista ao jornal britânico "Daily Mail", o autor de uma biografia não autorizada de Michael Jackson, Ian Halperin, afirmou acreditar na inocência do "Rei do Pop" em relação às duas acusações de pedofilia sofridas por ele, em 1993 e em 2003. O biógrafo chegou também a dizer que o cantor era homossexual. Segundo Ian, depois de várias pesquisas, ele descobriu que Michael era gay, mas que não gostava de crianças, e sim de homens mais novos do que ele.

"Está claro para mim que Michael era homossexual e que gostava de homens mais novos, mas não tanto quanto Jordan Chandler e Gavin Arvizo (os meninos adolescentes que o acusaram de abuso sexual). Durante minhas investigações, eu conversei com dois de seus casos gays. Um era um garçom de Hollywood e outro um aspirante a ator", afirmou o escritor.


Ian Halperin também escreveu outra reportagem, no mesmo tablóide "Daily Mail", revelando que Michael Jackson teria dito quatro dias antes de falecer, que "estaria melhor morto". Segundo a matéria do jornal, uma fonte próxima ao cantor contou que ele estava pessimista durante os ensaios para aquela que seria sua última turnê, achando que não tinha mais voz e nem conseguia dançar. "Isso não está funcionando. Eu estaria melhor morto. Não tenho para onde correr. Estou acabado", teria afirmado o cantor.


A fonte da notícia é descrita como um "confidente de Michael". Segundo ela, o astro pop estaria "cansado de viver" e pessoas próximas estariam enchendo-o de remédios como forma de controlá-lo. Ian Halperin é o mesmo jornalista que, no final de 2008, escreveu artigo afirmando que Michael tinha apenas seis meses de vida. Agora, ele vai lançar o livro "The Final Years Of Michael Jackson" ("Os últimos anos de Michael Jackson"), no mês que vem.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/especiais/id_michaeljackson

domingo, 14 de junho de 2009

Neuropróteses

Ciência transformadora

Nicolelis acredita que a ciência pode transforComo vocês podem conferir a entrevista deste fim de semana do Nominuto.com é com neurocientista, Miguel Nicolelis. Aproveitando a ocasião do encontro, a coluna traz nesta edição, alguns pontos importantes da entrevista e algumas informações exclusivas que teve acesso. Mas para a Ciência e Você o trecho mais importante da entrevista é quando Nicolelis diz que “a ciência tem um papel transformador muito grande”, que resume todo o resto do conteúdo que ainda trata de política, economia, educação e futebol.

Escola
Nesta semana, o Instituto Internacional de Neurociência de Natal já estará dando início ao processo para a construção de uma escola que irá funcionar em Macaíba. A escola que já tem recursos assegurados pelo Ministério da Educação, da ordem de R$ 42 milhões, deverá ser construída dentro de 22 meses. No final de 2009 deverá começar a funcionar, de forma regular e em tempo integral, só que com um ensino diferenciado, como na Escola Alfredo Monteverde.

Maternidade
Nicolelis ainda falou na entrevista sobre o novo projeto que pretende implantar em Macaíba: a construção de uma maternidade ao lado da escola. Com isso, o Instituto faria acompanhamento da criança desde a gestação, passando pelo parto, até o final da formação educacional básica, já que toda criança que nascesse na maternidade estaria automaticamente matriculada na escola e permanecerá até o final do ensino médio, se for aprovada. A idéia é levar projetos semelhantes a todo Estado e com isso tirar o RN do último lugar do ranking da educação para figurar entre os primeiros. Uma verdadeira fábrica de gênios.

Neuropróteses
Sobre suas do sistema de que possibilita controlar neuropróteses por meio de sinais cerebrais, o que é a esperança para pessoas que sofrem de deficiências físicas e doenças degenerativas, Nicolelis contou que já estão sendo feitos testes preliminares com 28 pacientes nos Estados Unidos. Ele também informou que no final de 2008 deverá ser iniciado o projeto clínico em uma parceria entre a Universidade de Duke e o hospital Sírio-Libanês. E ainda revelou que pretende que um brasileiro seja o primeiro ser humano a ser beneficiado com a tecnologia.

Neuropróteses II
Ainda sobre as neuropróteses, os testes com primatas já estão bem avançados, como a coluna já falou sobre a macaca Guava. Agora, o neurocientista fez um experimento, onde um macaco, nos Estados Unidos, deveria fazer um robô no Japão andar. O resultado deverá ser divulgado no próximo dia 15, mas já tem chamado atenção da mídia especializada mundial, como o New York Times, que ligou para Nicolelis enquanto o Nominuto.com o entrevistava.

Futebol
Como bom palmeirense que é, Nicolélis brincou, garantindo que irá vir a Natal ver o jogo do ABC contra o Corinthians pela segunda divisão e que está otimista quanto às chances do Palmeiras ser campeão pela série A.

Mudando de assunto
Esta semana tem repercutido na mídia nacional, a preocupação do Ministério Público com a construção de um megaresort do grupo espanhol Sanchez, nas dunas de Pitangui. O empreendimento prevê que, em dez anos, sejam construídas aproximadamente 35 mil casas, que poderão abrigar 166 mil pessoas. Este será o maior projeto imobiliário-turístico do país e deverá gerar cerca de 100 mil postos de trabalho. As autoridades potiguares comemoram muito pela atração desse e outros dois empreendimentos gigantescos no litoral norte do Estado. Mas precisam ficar atentas aos danos ambientais e sociais antes do início da construção para não acontecer com os prédios do morro do Careca que tiveram que ter as licenças cassadas. Por outro lado, a população também deve ficar vigilante.
Professor Neurocientista Miguel Nicolelis é candidato ao PRÊMIO NOBEL DA CIÊNCIA PRA 2010.
Ele esteve no dia 15/06/2009 - canal livre da TV BANDEIRANTE.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Realidade Aumentada!


jornal da globo - Realidade Aumentada

Passos para execução:

1. Antes de mais nada, é preciso ter uma webcam em seu computador.

2. Clique em "permitir" na caixa de diálogo que abrirá na tela acima.

3. O próximo passo é encontrar o anúncio do Jornal da Globo publicado em 11 de junho nos principais jornais do País.

4. Caso prefira, você pode imprimir o logo do Jornal da Globo clicando aqui.

5. Aponte o logo do Jornal da Globo, que está na parte inferior central do anúncio, ou o que você acabou de imprimir, para sua webcam.

6. Bem vindo ao mundo da Realidade Aumentada! Se quiser saber como essa tecnologia funciona e como ela pode ser usada, assista à coluna Conecte do Jornal da Globo.
Arquivo: Documentos\Diversos\marcador_globo.pdf

quinta-feira, 4 de junho de 2009

CAIXA-PRETA - BLACK BOX

Como funciona a caixa preta dos aviões?


A caixa preta é constituída de sistemas eletrônicos de gravação que registram automaticamente todos os dados relativos ao vôo, bem como os últimos 30 minutos de conversação na cabine de comando. Essas informações são de vital importância para os peritos que investigam as causas de um acidente aéreo. Apesar do nome, a caixa preta é, na verdade, vermelha ou alaranjada, caso caia no mar ou em florestas esta cor a diferenciaria do ambiente, ela possui ainda um transmissor de sinais justamente para facilitar a localização nesses casos.

Para resistir aos choques e a grandes impactos, as caixas ficam na cauda da aeronave e são fabricadas com materiais ultra-resistentes como titânio e/ou fibra de carbono, podendo suportar temperaturas de até 1000 graus Celsius. Ela tem ainda uma bateria que garante seu funcionamento independentemente do avião. A conexão da caixa preta à aeronave é feita por cabos semelhantes aos usados para ligar aparelhos portáteis como impressoras, câmeras fotográficas e celulares ao computador.

O aparelho que revolucionou o setor aéreo foi idealizado pelo cientista aeronáutico australiano David Warren em 1957. No começo a invenção não foi bem recebida porque os pilotos se sentiam vigiados durante o vôo, mas logo os ingleses e norte-americanos perceberiam a importância da caixa preta de Warren, que foi incorporada às aeronaves destes dois países um ano depois.
Escrito por Bruna Bernardi - Seg, 30 de Junho de 2008 13:40

Desfibrilador salva vidas

Desfibriladores cardioversores implantáveis

Os desfibriladores cardioversores implantáveis são uma alternativa no tratamento de pacientes com risco elevado de morte súbita, como as arritmias cardíacas malignas.

Trata-se de um dispositivo implantável à semelhança de um marcapasso, com funções adicionais de cardioversor/desfibrilador e marcapasso antitaquicardia. Ou seja, ele reconhece o tipo de taquicardia e inicia o tratamento elétrico mais adequado.

Os desfibriladores atuais incluem múltiplas zonas de detecção de taquicardia baseadas na frequência, com terapias específicas (extra-estimulos, bursts, rampas) marcapasseamento de demanda com sensores, diagnósticos e armazenamento dos eventos em canais atriais e ventriculares (nos equipamentos de dupla câmara).

Muitas vezes, conseguem eliminar a taquicardia apenas com estimulação de marcapasso antitaquicardia, evitando-se o choque, o que traz mais conforto ao paciente, economiza energia e aumenta a longevidade dos aparelhos.

Enfim, embora o dispositivo não seja curativo, ele significa uma grande segurança ao paciente, aumentando a sobrevida dos seus portadores.

Indicações do desfibrilador implantável

Na região Centro-Oeste, as arritmias da Doença de Chagas são responsáveis por 75% dos implantes, seguindo-se pela Doença Coronariana, Cardiomiopatia Hipertrófica Obstrutiva de VE, Fibrilação Ventricular Idiopática, Síndrome do QT longo, Displasia Arritmogênica do Ventrículo Direito e Síncopes por Taquicardias Ventriculares Sustentadas refratárias a outro tipo de tratamento.

Vários estudos têm mostrado uma menor taxa de mortalidade dos pacientes com desfibriladores, do que apenas com medicação antiarrítmica.

O estudo recém-completado AVID comparou a sobrevida média dos pacientes com desfibriladores, com a terapia medicamentosa, mostrando grande benefício dos desfibriladores.
Vários estudos prospectivos randomizados estão em curso como o CIDS, MADIT e o CABG patch.

A cirurgia de implante dos desfibriladores está bastante simplificada, não existindo mais a necessidade de toracotomia.

Este é um programa de manejo de pacientes graves e o seu sucesso inclui o envolvimento de cardiologistas clínicos, eletrofisiologistas, anestesistas, psicólogos, além da equipe cirúrgica. Nós, em Brasília, já reunimos uma das maiores casuísticas nacionais com excelentes resultados.
Existe esse pequeno dispositivo implantável, semelhante a um marcapasso, tem a função adicional de cardioversor/ desfibrilador e marcapasso anti-taquicardia. Ele reconhece o tipo de taquicardia e inicia o tratamento elétrico mais adequado, evitando, inclusive, a morte súbita.